Sugestões de Leitura #3

Sugestão 1- “O Estrangeiro”

“O Estrangeiro” é o primeiro romance de Albert Camus, tendo sido publicado em 1942 e considerado uma das obras-primas da literatura francesa do século XX.

Este livro conta a história de Meursault que, um dia, recebe um telegrama a informá-lo do falecimento da sua mãe. Após o funeral da mesma, a personagem regressa a casa, acabando por fazer amizade com um vizinho de “práticas duvidosas” e reencontrando uma antiga colega de trabalho com quem, mais tarde, se envolve. Passados uns dias, acontece algo que ninguém preveria: um homicídio.

“O Estrangeiro” agarra-nos do princípio ao fim, permitindo-nos refletir e questionar aquilo que estamos a ler.

De salientar que, em 1957, Albert Camus recebeu o Prémio Nobel da Literatura.

Sugestão 2- “A Cor Púrpura” 

“A Cor Púrpura”, uma obra de Alice Walker, foi vencedora de um Pulitzer, o maior prémio que se pode atribuir na área do jornalismo e que fez com que Walker se tornasse na primeira mulher afro-americana a ganhar um, bem como o National Book Award. De referir que este livro chegou a ser adaptado para cinema em 1985, por Steven Spielberg, sendo nomeado para 11 óscares.

Nesta obra ficamos a conhecer Celie, uma menina de 14 anos que escreve cartas a Deus para tentar compreender todo o sofrimento pelo qual está a passar, pois é órfã, abusada pelo pai, privada dos dois filhos, é casada com um homem que a maltrata, e vive separada da irmã por quem nutre muito carinho.

Este é um livro sobre uma dura realidade e que retrata uma sociedade marcada por muitas desigualdades.

Sugestão 3- “Uma Breve História do Tempo” 

“Uma Breve História do Tempo” é uma obra do físico Stephen W. Hawking, considerado “uma das mentes mais brilhantes do nosso tempo”.

Nesta obra, o autor explica, numa linguagem acessível a todos, vários temas de Cosmologia, como a Teoria do Big Bang e a Teoria das Supercordas, bem como os buracos negros e os cones de luz.

“Uma Breve História do Tempo” tornou-se no livro de divulgação científica mais vendido de sempre.