Sugestões de Leitura #14

Sugestão 1 – “Como Água para Chocolate”
“Como Água para Chocolate” é um romance da autora Laura Esquivel, que nos conta a história das mulheres da família De La Garza e o amor proibido entre Tita e Pedro.
Sendo a irmã mais nova, Tita é condenada pela tradição mexicana de ter de cuidar da sua mãe até ao fim da vida, estando assim proibida de casar. Pedro decide casar com Rosaura, irmã de Tita, pois é a única forma de continuar a estar perto da sua amada.
Durante vinte e dois anos, vivem debaixo do mesmo teto, seduzindo-se e comunicando através da comida que Tita “prepara com devoção e a ousadia de uma mulher desesperada”.
“Como Água para Chocolate” é um sucesso intemporal, tendo sido adaptado para cinema.
Sugestão 2 – “Dalí”
“Dalí” de Gilles Néret, debruça-se sobre um génio que todos nós conhecemos e cuja loucura é própria do movimento surrealista.
Pintor, escultor, escritor e realizador, Salvador Dalí foi “um dos grandes excêntricos do século vinte, um agitador que gerava polémica fosse onde fosse”. O artista representou os estados mais profundos da mente com a sua criatividade, ousadia e precisão.
Esta biografia apresenta-nos as suas ideias, escolhas artísticas, analisa algumas das suas obras mais icónicas, explorando também a sua personalidade.
Sugestão 3 – “Cal”
“Cal”, de José Luís Peixoto, reúne um conjunto de contos, alguns poemas e uma peça de teatro, cujo o tema é a velhice.
Tendo sempre como pano de fundo o meio rural, estas são histórias de abandono, amor, desejo, esperança, morte, e a vida no geral. Os contos foram publicados em jornais e revistas dispersos, e a peça de teatro “À Manhã” foi levada a cena.
José Luís Peixoto é um dos autores de maior destaque no panorama de literatura nacional, cuja obra poética e ficcional, está traduzida em vários idiomas.


