Igreja de Nossa Senhora do Rosário

23 de Agosto de 2022

Conheça a nossa Freguesia.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário localiza-se no Largo São Domingos de Benfica, perto do Parque de Monsanto.

A igreja fazia parte do antigo Convento de São Domingos de Benfica, fundado em 1399, numa das casas doadas por D. João I, o Mestre de Avis, por iniciativa de Frei Vicente de Lisboa e de D. João das Regras. Contudo, o edifício viria a degradar-se, acabando assim por ser demolido.

Entre 1624 e 1632, edificou-se a igreja atual que funcionou como paróquia de São Domingos de Benfica até finais dos anos 70 do século passado. Assim, em 1979, a igreja é entregue à Força Aérea Portuguesa, substituindo-se o orago inicial de São Domingos pelo de Nossa Senhora do Rosário.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário é um exemplo de arquitetura maneirista e barroca. Pode destacar-se no seu interior, o túmulo de D. João das Regras, considerado uma obra de referência na tumulária medieval e classificado como Monumento Nacional. Conta ainda com a campa rasa de Frei Luís de Sousa, os painéis de azulejo do pintor e azulejista António Oliveira Bernardes, o retábulo-mor e os altares de talha maneirista.