Conheça o Palácio do Beau-Séjour

16 de Agosto de 2022

É na Quinta das Campainhas, junto da Estrada de Benfica, que se encontra o Palácio do Beau-Séjour, mandado construir pela Viscondessa da Regaleira, em 1849.

Este edifício oitocentista é rodeado por um grande “Jardim Biscoito”, isto é, um jardim com elementos alusivos à época romântica, com uma vegetação exótica que proporciona contrastes de luz, a presença de coretos e, ainda, o lago.

A propriedade acabou por ser vendida ao Barão da Glória. Uma vez nas suas mãos, a fachada do palácio passou a ser revestida a azulejo e o jardim aumentado. Após a sua morte, o Palácio do Beau-Séjour foi herdado pelos sobrinhos, que assim decidiram redecorar. Para esse efeito, convidaram grandes artistas da época, a exemplo, os irmãos Bordalo Pinheiro: Maria Augusta, Columbano e Rafael, e ainda, o decorador Francisco Vilaça.

O palácio passou a contar com importantes obras: “O Carnaval de Veneza”, tela pintada por Columbano Bordalo Pinheiro no teto do Salão Dourado e o lavatório ornamental de Rafael Bordalo Pinheiro.

Atualmente, tanto o palácio como os jardins, são propriedade da Câmara Municipal de Lisboa. É aqui, também, que desde 1992, o Gabinete de Estudos Olisiponenses (GEO) se encontra instalado, cujo objetivo incide na promoção do estudo da cidade de Lisboa.

O GEO possui um acervo de documentação sobre a cidade de Lisboa, podendo ser consultado por todos os que tenham interesse. É com frequência que, também, se organizam iniciativas de carácter cultural e lúdico, como conferências, concertos, exposições, workshops e muito mais.