Esclarecimento sobre a Marcha da Freguesia de São Domingos de Benfica

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica foi recentemente acusada de “falta de dinamismo” no auxílio à organização da Marcha da Freguesia de São Domingos de Benfica, uma afirmação que não podia estar mais longe da verdade.

A Marcha da Freguesia de São Domingos de Benfica é organizada pela Comissão de Moradores de São Domingos de Benfica, representada por Isabel Mendes que, em outubro de 2022, depois de saber que a Marcha iria participar no certame de 2023, marcou uma reunião com a Junta de Freguesia com o intuito de solicitar apoios. Logo nessa data, a JFSDB começou a avaliar de que forma poderia prestar auxílio, dentro do leque das suas competências.

Em primeira instância, foram desenvolvidos graficamente os cartazes para divulgar o recrutamento de marchantes, tendo essa publicidade sido realizada nas redes sociais da JFSDB (Facebook e Instagram), website, newsletter digital e vitrines de informação.

Pouco depois, a Comissão de Moradores solicitou à Junta de Freguesia um espaço para realizar os ensaios das Marchas. O único espaço com dimensão sob gestão da JFSDB para esse tipo de atividade é o Mercado de São Domingos de Benfica, no entanto, a Marcha não quis aproveitar este espaço, alegando falta de condições. Encetámos alguns contactos com entidades públicas e privadas da freguesia, detentoras de pavilhões desportivos, mas a resposta foi sempre idêntica: falta de horários para a realização dos ensaios, por ocupação desses mesmos espaços.

Foram ainda oferecidas 50 caixas de água de apoio aos ensaios, recusados pela Comissão, por já existir um apoio nesse sentido.

O Presidente da JFSDB, José da Câmara, intercedeu junto do antigo jogador e treinador de futebol António Oliveira, popularmente conhecido por Toni, para ser o Padrinho da Marcha, promovendo um encontro entre este e a direção da Comissão. O convite foi aceite e Toni será o Padrinho este ano.

Foi ainda aprovado, a 12 de abril, em reunião de Executivo, um acordo de cedência de uma loja do Mercado à Comissão de Moradores, com cerca de cinquenta metros quadrados, para arrumação de material da Marcha e eventualmente para realização de atividades e reuniões.

Neste momento, a Junta está a ultimar o aluguer de um autocarro para transporte dos acompanhantes dos marchantes no dia 2 de junho (Marchas no Pavilhão Altice Arena) e a produção de t-shirts para oferta à Comissão de Moradores no âmbito das Marchas. A Comissão fez ainda um pedido de uma verba de 7.500 € para financiamento, que será avaliado na próxima reunião da Junta de Freguesia.

Desde o primeiro momento, a JFSDB tem estado sempre disponível para prestar apoio à organização da Marcha, procurando fazer tudo ao seu alcance para responder às necessidades apresentadas pela Comissão de Moradores. Esta disponibilidade e comprometimento para com a Marcha manter-se-á, havendo um claro intuito de prestar todo o auxílio possível dentro das competências da Junta e na medida do possível.