Notícias

1-15.36.42.png

10 de Setembro de 2025 DestaqueGeral

Na próxima quarta-feira, dia 17 de setembro, pelas 20h30, realizar-se-á mais uma Sessão Ordinária da Assembleia de Freguesia de São Domingos de Benfica.

Poderá acompanhar a transmissão online, com a hiperligação a ser disponibilizada na página de Facebook da Junta de Freguesia, perto da hora inicial da reunião.

Consulte o documento completo aqui.

542688127_1215077717329339_8724406629906834917_n.jpg

4 de Setembro de 2025 DestaqueGeral
A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica manifesta o seu profundo pesar pela tragédia ocorrida em Lisboa, endereçando sentidas condolências às famílias e amigos das vítimas. Fazemos, ainda, votos de rápida recuperação a todos os feridos.

Neste momento de dor coletiva, deixamos também uma palavra de reconhecimento a todos os profissionais e equipas de emergência que prontamente prestaram auxílio.

A nossa cidade está de luto.

image00001-2-1200x900.jpeg

1 de Setembro de 2025 CulturaDestaque

Sugestão 1 – “O Plano Infinito”

“O Plano Infinito” de Isabel Allende, explora a realidade sul-americana numa Califórnia na segunda metade do século XX, através de duas famílias:  “a do pregador Reeves que percorre o Oeste num velho camião, anunciando um Plano Infinito que justifica a existência humana; e a dos Morales, imigrantes mexicanos que vivem num bairro hispânico marcado pela violência.”

Gregory Reeves é a personagem central da obra, cresceu num bairro pobre e onde a negligência reinava e, em adulto, acaba por sofrer ainda mais com um casamento falhado, a guerra do Vietname e a perda de pessoas à sua volta. Será que há um caminho traçado para cada um de nós ou o tal Plano Infinito ainda pode estar em aberto?

Sugestão 2 – “Hopper”

“Hopper” livro de autoria de Rolf G. Renner, aborda a obra de um dos mais relevantes pintores do século XX.

Edward Hopper (1882-1967) foi um pintor realista que explorava a vida urbana americana, pintou cafés, restaurantes, montras, cinemas, postos de gasolina e quartos de hotel. “As cenas são marcadas por justaposições de cor vívida e iluminação crua, teatral, assim como por figuras duramente contornadas.” – utilizava tons melancólicos, criando ambientes sujeitos a vários tipos de interpretações; primava pelo rigor geométrico e o equilíbrio perfeito dos vários elementos que encontramos nas suas telas.

Sugestão 3 – “O Rapaz que Vendia Flores”

“O Rapaz que Vendia Flores” é o primeiro romance da autora Karen Roberts.

“Lizzie Buckwater nasce numa noite de tempestade numa casa situada em Glencairn, numa das prósperas plantações de chá do Ceilão dos anos 30.”

Lá fora, encontra-se Chandi, um rapaz filho de criados, que promete a si mesmo que este novo bebé será o seu novo melhor amigo. Dá-lhe o nome de Rose-Lizzie, em homenagem às suas flores.

“À medida que a intimidade entre Chandi e Rose-Lizzie cresce, as famílias de ambos – ingleses e ceilonenses, patrões e criados – vão ficando ligadas. Mas sentimentos calados causam tensão em Glencairn e, com a aproximação da independência, todo o idílio caminha para a destruição.”


close-up-thermometer-showing-high-temperature-1.jpg

12 de Agosto de 2025 DestaqueUncategorized

Aqui ficam algumas dicas úteis:

Hidrate-se com frequência – Beba água ao longo do dia, mesmo que não tenha sede

Mantenha a casa fresca – Feche persianas e cortinas durante as horas de maior calor e areje a casa no período mais fresco

Use roupa leve e clara – Evite roupa apertada

Evite a exposição direta ao sol – Especialmente entre as 11h e as 17h. Se tiver de sair, use chapéu, óculos de sol e protetor solar

Cuide dos mais vulneráveis – Crianças, idosos e pessoas com doenças crónicas merecem atenção redobrada nestes dias

Não se esqueças dos animais – Certifique-se que têm sombra e água fresca sempre disponível.

 

 


image00001-1200x900.jpeg

30 de Julho de 2025 CulturaDestaque

Sugestão 1 – “Uma Aventura no Labirinto Misterioso”

Mais uma aventura, mas, desta vez, num Labirinto Misterioso.

Labirintos são sempre lugares problemáticos porque toda a gente sabe onde é a entrada e ninguém sabe onde é a saída.”

Este labirinto tem 100 anos e está cheio de mistérios e segredos – o maior de todos é que, realmente, este labirinto pode estar amaldiçoado. Será que este grupo de amigos está preparado para descobrir a verdade?

 

Sugestão 2 – “Os Prémios”

“Os Prémios” de Julio Cortázar, foi o primeiro romance do autor, publicado em Portugal.

Um grupo de personagens, foi premiado na lotaria nacional com um bilhete para uma viagem de luxo num cruzeiro, como tal, todos embarcam no navio, com a expectativa de que viverão uma experiência incrível.

Mas sem que nada o fizesse prever, “um clima de mistério faz crescer a tensão entre os passageiros e a tripulação: o navio é colocado em quarentena devido a uma inexplicável doença, a rota e o destino final da viagem são desconhecidos, o capitão não se apresenta e nenhum dos membros da tripulação fala espanhol e, sobretudo, o acesso à popa da embarcação está interdito aos passageiros.”

O jogo começou e está tudo em aberto. Vai querer entrar?

 

Sugestão 3 – “Branca como a Neve, Vermelha como o Sangue”

 “Branca como a Neve, Vermelha como o Sangue” de Alessandro D’Avenia, apresenta-nos Leo, um adolescente que se apaixona perdidamente pela sua colega Beatrice – “Beatrice é um mistério escrito em tons de vermelho, uma estrela incandescente, que arde a anos-luz de distância. Quer alcançá-la, mas não sabe como.”

O que o jovem não imagina é que Beatrice poderá esconder um segredo inimaginável, “frio e branco como a neve, vermelho como sangue”.


post_gatos.png

23 de Julho de 2025 DestaqueGeral
A RRAAL – Rede de Resposta Alimentar aos Animais de Lisboa é uma iniciativa da Provedoria dos Animais de Lisboa, que resulta do apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Gebalis, que assenta na gratuitidade, na dádiva, na partilha e no mecenato.

Fruto da colaboração com a EntrAjuda, será distribuída mais de um tonelada de ração para os cuidadores das colónias CED, de acordo com as necessidades identificadas, numa articulação direta com as Juntas de Freguesia.

Se é cuidador de uma das colónias CED em São Domingos de Benfica, contacte-nos, indicando a colónia em causa e as principais necessidades urgentes. Deverá fazê-lo através do seguinte endereço de e-mail: comunicacao@jf-sdomingosbenfica.pt



JUNTA DE FREGUESIA SÃO DOMINGOS DE BENFICA





JUNTA DE FREGUESIA SÃO DOMINGOS DE BENFICA