
Sugestão 1 – “A Mãe” – Máximo Gorki
“A Mãe” de Máximo Gorki passa-se na Rússia do início do século XX, traçando a vida de uma mulher da classe trabalhadora na área mais rural do país, nas vésperas da Revolução de 1905.
Após a morte de um marido abusivo, esta mãe de meia-idade começa a aproximar-se aos poucos do seu filho Pável, um jovem reservado que passa as noites a ler livros sobre filosofia e economia, temas que trazem novas ideias radicais e que o colocam constantemente em perigo.
“A mãe adere a um grupo socialista revolucionário e, embora fosse radicalizada pelas conversas de Pável e dos seus amigos, dá-lhes, ao mesmo tempo, uma perspetiva humana que valoriza a bondade, a piedade e o amor.”
“A Mãe” é um clássico da literatura mundial com uma mensagem intemporal capaz de apelar às nossas emoções.
Sugestão 2 – “A Túlipa Negra” – Alexandre Dumas
“A Túlipa Negra”, obra de Alexandre Dumas, acontece num período conturbado da história da Holanda, durante o século XVII sob o domínio de Guilherme de Orange.
Entre a história e a ficção, “testemunhamos a saga que Cornélio enfrenta para fazer nascer uma flor ímpar: uma túlipa totalmente negra.”
A nossa personagem principal irá envolver-se em conflitos políticos, acabando por ser acusada de traição e condenada a prisão perpétua. Na prisão, conhece Rosa, filha do carcereiro, e entre eles floresce o amor. Apaixonada por túlipas, compromete-se a fazer germinar, em segredo, uma túlipa negra.
“Conseguirá uma flor tão delicada brotar no meio do conflito?”
Sugestão 3 – “José Malhoa – Pintores Portugueses” – Paulo Henriques
“José Malhoa – Pintores Portugueses” de Paulo Henriques, é um livro sobre um dos maiores pintores portugueses: José Malhoa.
“Tornou-se figura emblemática do Naturalismo em Portugal, ficando no imaginário nacional como o pintor do povo português”.
Em 1880, funda o Grupo de Leão, juntamente com Columbano Bordalo Pinheiro, Silva Porto, entre outros. Tratava-se de uma tertúlia de jovens artistas que se reunia na Cervejaria Leão d’Ouro. Este grupo acabou por influenciar e inspirar o pintor na sua arte.
O “Fado”, “A Procissão”, “As Vindimas” e “O Último Interrogatório do Marquês de Pombal” são algumas das suas obras.


