Há sempre mil desculpas para não lermos e uma delas é não saber o que ler. Como tal, a Biblioteca Fórum Grandela deixa-lhe três sugestões de leitura.
Sugestão 1- A Causa das Coisas
“A Causa das Coisas”, de Miguel Esteves Cardoso, é um livro de crónicas que reúne alguns artigos escritos pelo autor durante os anos 80, no Jornal Expresso.
Os textos retratam Portugal e os portugueses, apresentando particularidades que nos caracterizam. De forma cómica, Miguel Esteves Cardoso explora vários temas com os quais, todos nós, de alguma forma, nos identificamos.
Sugestão 2- “O Nome da Rosa”
“O Nome da Rosa”, de Umberto Eco, é um romance histórico conhecido a nível mundial e cuja história se desenrola num mosteiro beneditino, em 1327, durante a era medieval.
Vivem-se tempos conturbados no mosteiro, devido à morte de um jovem monge, por isso, William de Baskerville e o seu companheiro Adso de Melk, ambos franciscanos, iniciam uma investigação para entender o que aconteceu. Percebendo que a resposta pode estar guardada na biblioteca do mosteiro, esta dupla inicia a sua aventura em busca do culpado.
Sugestão 3- “O Último Cabalista”
“O Último Cabalista de Lisboa”, de Richard Zimler, remete-nos para a cidade de Lisboa de 1506, durante as celebrações da Páscoa, onde cerca de dois mil cristãos-novos foram considerados culpados, por parte da Inquisição, de serem a causa da fome e da peste na cidade. Por essa razão, foram mortos e os seus corpos queimados no Rossio.
Este romance histórico foi originalmente publicado em Portugal, tornando-se um sucesso internacional que resultou num bestseller.