Nota de Pesar pela morte de Dom José Maria Pinto Basto Mascarenhas

12 de Junho de 2020

Foi com profundo pesar que tomámos hoje conhecimento da morte do Presidente da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, Dom José Maria Pinto Basto Mascarenhas, décimo terceiro Marquês de Fronteira. Nascido em Lisboa, a 10 de Março de 1945, esteve ligado à criação da Fundação das Casas de Fronteira e Alorna desde o início, enquanto administrador do seu património agrícola, função que desempenhava desde 1979, a convite de seu primo Dom Fernando Mascarenhas.

Dom José Maria empenhou-se em dar continuidade à obra do seu antecessor, traçando uma política de sustentabilidade e de sensibilização do público para a causa do Património Cultural e promovendo iniciativas ligadas ao seu estudo, preservação e divulgação.

Durante os cinco anos em que esteve à frente da Fundação não só impulsionou um programa regular de atividades culturais, em parceria com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, como promoveu uma grande campanha de obras de conservação e restauro alargada às várias vertentes do vasto património da Fundação, do qual o Palácio Fronteira na nossa Freguesia é o maior exemplo, e que abrangeu jardins, azulejos, pinturas murais, estuques, elementos arquitectónicos entre outros. Deve-se-lhe também a ideia da nova iluminação dos jardins do Palácio Fronteira, e da abertura destes ao público para passeios noturnos.

Foi ainda durante a sua Presidência que a sua ação, e a ação dinamizadora e patrocinadora da Fundação ao serviço da comunidade, foi reconhecida pela nossa Junta de Freguesia com a atribuição da Medalha de Mérito Cultural pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica (em 2018) e com uma homenagem prestada também à Fundação, na sua pessoa, como forma de reconhecimento público pelas ações realizadas.

À família enlutada, e à Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, neste momento de dor profunda, a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica apresenta os maiores e mais profundos sentimentos por tão grande perda.