Mural de homenagem a Mário Zambujal

Conheça a nossa Freguesia.

É na Estrada de Benfica que se encontra o mural dedicado ao escritor e jornalista, Mário Zambujal, homenagem da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, aquando da comemoração do 86º aniversário do autor.

O projeto, autoria de Mariana Duarte Santos, artista visual cujo trabalho se incide nas áreas do desenho, gravura, pintura e, mais recentemente, pintura mural. A artista procurou representar elementos que fizessem parte da vida e obra de Mário Zambujal, como tal, em plano de fundo, podemos observar referências a algumas redações onde o mesmo trabalhou, a exemplo do jornal “A Bola” onde se formou jornalista profissional. Os diários “Record” e o “O Século” estão igualmente identificados na obra. O mural conta ainda com a representação de uma das suas obras mais icónicas, “Crónica dos Bons Malandros”, de 1980, mais tarde adaptada para cinema e televisão.

O mural retrata o percurso profissional de Mário Zambujal, acompanhado de alguns símbolos marcantes da sua obra. Ao mesmo tempo, os traços do seu rosto captam a essência de uma personalidade vibrante, alegre e inspiradora.

Fonte 2ª Imagem – Sindicato de Jornalistas