Conheça a nossa Freguesia.
A Capela dos Castros foi mandada construir em 1644, por D. Francisco de Castro, Bispo Inquisidor-Geral, neto do vice-rei D. João de Castro para consagrar a memória e os restos mortais dos membros da sua família. A inauguração da capela terá ocorrido, possivelmente em 1648, sendo a data que consta na inscrição de uma lápide.
Localizada na Travessa de São Domingos de Benfica, a capela foi edificada dentro do antigo Convento de São Domingos de Benfica, possuindo uma arquitetura religiosa maneirista. A Capela dos Castros está classificada como Monumento Nacional.
No seu interior podemos encontrar túmulos de mármore dos membros da família de D. Francisco de Castro, bem como um presbitério com outras tantas sepulturas. Destacamos ainda o presbitério com um retábulo que possui uma tela a representar “A Última Ceia” e o retro-coro, elemento pouco comum na arquitetura portuguesa, que se abre atrás do retábulo, funcionando como um espaço exclusivo para a comunidade monacal. Após a extinção das ordens religiosas, em 1834, foi mantido na capela o padroado da família Castro.
No período da Implantação da República Portuguesa, a capela encontrava-se bastante degradada e, embora o Convento de São Domingos de Benfica ter sido ocupado pelo Instituto Militar dos Pupilos do Exército, somente anos mais tarde é que a Capela dos Castros viria a ser restaurada.
Atualmente, a capela continua a pertencer ao Instituto dos Pupilos do Exército, tendo acesso pelo claustro do antigo Convento de São Domingos de Benfica.
2ª 📸 – https://informacoeseservicos.lisboa.pt/contactos/diretorio-da-cidade/capela-dos-castros

