Espólio JSFDB


Título e Medidas da Obra –“Praia da Ursa” 29×20

Exposição –  “Bonecos de Bolso”, 18 de fevereiro a 18 de março de 2022

Artista – Pedro Cabral

Pedro não sai de casa sem o seu caderno de desenho. Umas vezes é só um livro para desenhar e experimentar, outras acaba por ser um diário gráfico.

Algumas das folhas desse caderno crescem para algo maior que, com o tempo necessário, se tornam obras artísticas para serem apresentadas, como foi o caso desta exposição.

Título e Medidas da Obra – “Sem Título” 40×40

Exposição –  “Ella”, 4 de março a 7 de abril de 2022

Artista – Ricardo Freitas

Ricardo é apaixonado por cinema, os vários ângulos que se utilizam para captar algo e a forma como se “brinca” com a luz e a cor, sempre o intrigaram, influenciando-o profundamente nas suas criações artísticas.

É-lhe muito importante que as suas obras contem uma história e consigam, de certa forma, ultrapassar o desenho estático. Cria para mostrar e para obter uma reação do outro lado, pois defende que é importante pensar em quem vai receber a criação.

Título e Medidas da Obra –  “Paisagem IV” 43X53

Exposição –  “Festina Lente”, 16 de setembro a 21 de outubro de 2022

Artista – Filipe Mena

Filipe utiliza várias formas e técnicas para se expressar artisticamente, passando assim pelo desenho, pintura e escultura.

A utilização de diferentes técnicas e materiais implica uma série de práticas de cunho experimental, a desvelar uma atitude lúdica que, não sem ironia, explora e reaproveita o erro para torná-lo num potencial de possibilidades.

Título e Medidas da Obra – “The Patterns of Time” 40×50

Exposição –  “In Anima Tuo”, 21 de outubro a 21 de novembro de 2022

Artista – Pedro Mira

Pedro explora a sua criatividade através do desenho misturado com design gráfico. Gosta de explorar conceitos e desenvolvê-los em forma de arte, mas todas as suas obras, direta ou indiretamente, simbolizam um período concreto da sua vida ou o reflexo da sua visão em relação ao mundo que o rodeia.

Nesta exibição, o artista explora o subconsciente de todos nós, representando os nossos pensamentos, limites e vícios.

Título e Medidas da Obra – “Sede” 70×50

Exposição –  “Fio Condutor”, 28 de outubro a 27 de novembro de 2022

Artista – Otília Rodrigues

Otília cresceu numa região fortemente ligada à indústria dos lanifícios e vivenciado a história do fio de lã como matéria-prima, a tenta recriar nestas obras um passado longínquo em que eram intensas as ligações entre o Homem e a natureza. Assim sendo, numa abordagem artística entre a pintura e o bordado, a artista usa o fio como uma necessidade de ligação entre ambos.

Título e Medidas da Obra – “3 horas” 34,5×27

Exposição –  “Do Surrealismo ao Expressionismo”, 25 de novembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023

Artista – Tomás Lopes

Tomás Lopes procurou sempre investir nesta sua paixão, como tal, frequentou o curso de pintura da Escola Nacional de Belas Artes e concluindo o Atelier Livre de Pintura da SNBA sob orientação do pintor Jaime Silva. Desde essa altura que tem pintado e exposto em exposições coletivas e individuais.

Nesta exposição em particular, foram apresentadas um conjunto de obras criadas entre 2002 e 2020, todas elas fruto da paixão e interesse pelos movimentos Surrealista e Expressionista

Título e Medidas da Obra – “Baixa Pombalina” 70×100

Exposição –  “Um Italiano em Lisboa”, 16 de dezembro de 2022 a 16 de janeiro de 2023

Artista – Giuseppe Romano

Giuseppe Romano quando decidiu reformar-se, trocou Itália pela cidade de Lisboa, tendo sido nesta última que “renasceu”.

Ficou maravilhado com a luz, a qualidade de vida, a beleza da cidade e os seus azulejos. Pouco tempo depois, começou a apreciar e a compreender a alma portuguesa. Acabou por deixar de  fazer esculturas em bronze, passando a pintar obras em forma de homenagem à cidade de Lisboa, sempre inspiradas nos azulejos que tanta identidade lhe dão.

Título e Medidas da Obra – “Aldeia Museu José Franco” 31×23

Exposição –  “Concretização”, 13 de janeiro a 20 de fevereiro de 2023

Artista – Vítor Franco

Vítor Franco frequentou a Escola Pedro de Santarém, onde começou a mostrar interesse pelas disciplinas de Desenho e Trabalhos Manuais. Os pais não o permitiram seguir Belas Artes, por isso, acabou por enveredar por outra área.

Após a reforma, decidiu que estava na hora de se dedicar à sua paixão de sempre e começou a pintar aguarelas e a desenhar. “Concretização” foi a sua primeira exposição e tomou lugar na Casa da Cidadania, em 2023.

Título e Medidas da Obra – “Praia do Carvoeiro” 40×40

Exposição –  “Natureza”, 3 de março a 3 de abril de 2023

Artista – Miguel Correia

Miguel Correia formou-se em Engenharia, o que lhe proporcionou uma perspetiva mecânica do Universo que, de forma indireta, o inspirou a criar.

Assim sendo, desenvolveu uma sensibilidade rara que transporta cada vez melhor para os seus quadros. Aproveita as viagens para se inspirar e coleciona fotografias de flores, plantas e paisagens, que guarda carinhosamente para servirem de modelo às suas pinturas.

Iniciou-se de modo autodidata na aguarela, tentando, por graça, capturar as muitas cores da Ria Formosa, passando depois para o acrílico, num longo processo de experimentação e aprendizagem. Finalmente, o óleo trouxe-lhe a versatilidade de pincel e da espátula que procurava, sempre em busca de melhor técnica.

Título e Medidas da Obra – “Apenas…o começo”, 21×14

Exposição – “One Drop of Gaudí”, 31 de março a 8 de maio de 2023

Artista – Luísa Peixoto

Luísa Peixoto desde sempre que desenvolveu o gosto pela pintura, até porque o seu pai era também pintor.

Aos 49 anos, decidiu levar à prática um sonho que vinha acalentando. Pensando que, para além da sua profissão, o sonho tinha todo o direito de ser verdade, por isso foi adquirindo formação técnica de forma autodidata no âmbito da pintura acrílica.

Título e Medidas da Obra – “Grandella” 29,7×42

Exposição –  “Preto e Branco”, 14 de abril a 15  de maio de 2023

Artista – Maria do Carmo

Maria do Carmo é talento puro e simples, retratando em traços ora firmes e fortes, ora finos e delicados, o olhar de quem sabe ver com o coração aquilo que a rodeia.

Retrata pessoas, animais e lugares com uma subtileza própria, captando nas suas obras muito mais do que o pormenor. São olhos que falam connosco, pelagens que apetece acariciar, risos que fazem sorrir, recantos onde apetece ficar.

Título e Medidas da Obra – “Campo das Cebolas” 50×40

Exposição –  “A Intuição”, 19 de maio a 19  de junho de 2023

Artista – Fernando Amaral

As obras apresentadas tiveram como base o desenho planeado e uma pintura experimental e intuitiva. O artista procura dar primazia à paisagem urbana não só de Lisboa, mas também de outras cidades.

Os primeiros trabalhos foram realizados em 2018, tendo inicialmente utilizado o guache e, a partir de 2019, também o acrílico.

Título e Medidas da Obra – “Mães do Deserto” 100×100

Exposição –  “A Mística Feminina”, 23 de junho a 24 de julho de 2023

Artista – Lena Gal

Lena Gal é uma artista atraída pelo destino, tantas vezes trágico, das mulheres no devir do tempo e da história.

Com este conjunto de obras a artista pretende revelar ao presente um passado medieval de desacorrentamento e libertação das mulheres. E, fundamentalmente, deseja mostrar a dimensão quase sobrenatural do ser feminino, um ser dual, compassivo ou não, religioso ou ateísta, mas sempre misterioso e inquebrantável na sua terrena e divina perfeição.

Não é somente uma leitura de esperança que tiramos das representações femininas das obras de Lena Gal, pois esta revela uma poderosa dimensão de resistência e de força na presença feminina. É essa dimensão que nos permite descobrir a mística feminina.

Título e Medidas da Obra – “A Parallel World” 40×100

Exposição –  “The Road to Tibet”, 1 de setembro a 22 de setembro de 2023

Artista – Yi Xu

Yi Xu sempre teve uma enorme paixão por viajar e, ao longo do tempo, foi aprendendo a arte de capturar a essência de cada paisagem, dedicando-se assim à fotografia.

O artista considera que a fotografia não serve apenas para capturar um momento, mas sim uma forma de criar uma ligação simbólica e profunda com o mundo, mudando os seus pontos de vista.

“Talvez, a fotografi­a seja a forma mais autêntica de quebrar barreiras entre as pessoas e de uni-las através de um retrato sobre a forma como interpretam a sua própria realidade.” –  Yi Xu

Título e Medidas da Obra – “O Anjo” 70×50

Exposição – “Festina Lente Reflexus”,  8 de setembro  a 22 de setembro  de 2023

Artista – Filipe Mena

“Festina Lente Reflexus” é a continuação da exposição previamente apresentada pelo artista, “Festina Lente”, em 2022.

Título e Medidas da Obra – “Sagrado Coração de Jesus” 20×25

Exposição – “Registos e Relicários”, 30 de novembro a 1 de dezembro de 2023

Artista – Maria Antónia Cabral

Os registos são uma forma de arte sacra que se popularizou no séc. XVIII. Geralmente partem de uma imagem que se emoldura e acarinha, tornando-se objeto de devoção. Alguns registos incluem uma relíquia, são os relicários.

Maria Antónia Cabral sempre se dedicou a atividades artesanais, no entanto, foi nos relicários que se encontrou verdadeiramente. Nesta exposição, a artista mostrou a sua versatilidade dentro da área pelo facto de utilizar uma grande variedade de materiais: para além das tradicionais flores secas ou conchas, também se utilizaram materiais rejeitados, reaproveitados e recuperados para este fim como restos de tecidos e de rendas, sementes, papéis, ferragens, missangas…

São trabalhos únicos, de grande dedicação e delicadeza.

Título e Medidas da Obra – “Mural” 48×28

Exposição – “Mundos”, 10 de novembro  a 8 de dezembro de 2023

Artista – João Gomes

Para João Gomes a cerâmica exprime a sua relação com a natureza.

Na sua visão, tudo é Terra, toda a cerâmica vem da Terra e a criação nasce desta ligação. Através das suas peças, cria e diferentes perspetivas de olhar a paisagem e de criar novas narrativas que elevem a nossa relação com a Terra e com a nossa história. Na exposição “Mundos”, o artista faz uma viagem através de várias reflexões. Daqui nascem paisagens motivadas pela linguagem das emoções, dos vários tempos e do seu compasso, das sensações e vivências e nos vários sentidos.

Título e Medidas da Obra – “A Essência” 40×20

Exposição – “Variações a Duas Mãos”, 7 de dezembro de 2023  a 5 de janeiro de 2024

Artistas – Teresa Vicente e Davide Susca

“Variações a Duas Mãos” foi a exposição que juntou Teresa Vicente e Davide Susca, permitindo que os dois artistas unissem os seus estilos diferentes.

Teresa Vicente é formada em Pedagogia, tendo chegado a lecionar a disciplinas ligadas às artes, como a Expressão Plástica. Já apresentou vários dos seu trabalhos, expondo em exibições coletivas e também a titulo individual. O seu estilo é contemporâneo e as suas obras encontram-se em coleções particulares, em Portugal e no estrangeiro.

Davide Susca sempre demonstrou interesse pelas artes, em particular a pintura, explorando diversas técnicas. Através da arte, busca uma linguagem diferente reutilizando diversos materiais, mais concretamente o plástico que recicla, transformando-o em cor e textura. Participou em várias exposições individuais e coletivas um pouco por toda a Europa.

Título e Medidas da Obra – “Capela de Santo António Barroca Álvaro” 30×40

Exposição – “Arte Numa Vida”, 12 de janeiro de 2024 a 17 de fevereiro de 2024

Artista – Humberto Sotto Mayor

Humberto Sotto Mayor desde muito jovem que é apaixonado por arte e, por esse motivo, explora-a nas suas várias formas, aliás, a mostra que nos apresentou em “Arte Numa Vida” é prova disso.

Nesta exposição, o artista deu-nos a conhecer trabalhos que executou ao longo de uma vida de 84 anos, desde pintura, escultura, vitrais, cerâmica, registos, entre outros.

Título e Medidas da Obra – “Liberdade”

Exposição – “Laços – Parte de mim, de nós pela arte”, 14 de dezembro de 2023 a 12 de janeiro de 2024

Artista – Ildebranda Martins

Ildebranda Martins, artista plástica e curadora de arte, expressa-se através das suas instalações artísticas, muitas delas assentes em manequins. A sua utilização como matéria-prima artística, principalmente nestes últimos anos (2008-2023), decerto, está relacionada com a sua necessidade crescente de criar ambientes cinéfilos e teatrais, em que a fantasia e a realidade se fundem, em que o sonho se torna realidade e vice-versa.

A sua arte é pretensiosa e visa despertar consciências, não assenta na noção de que deve ter uma mera utilidade decorativa, mas sim na ideia de que deve, sempre que possível, causar sensações, originar exclamações, gerar pensamentos nos outros.

Título e Medidas da Obra – “Guardião do Jardim” 21x 29,5

Exposição – “NynFae”,  23 de fevereiro de 2024  a 22  de março de 2024

Artista – Sara Teixeira

Nesta exposição, a artista Sara Teixeira brindou-nos com as cores vivas e vibrantes das suas telas, de forma a simbolizar os quatro elementos. Fá-lo através de “NynFae”, uma mulher encantada em sintonia e conexão com a magia da vida. As pinturas apresentadas revelavam um pouco dessa energia que habita o coração de cada mulher.

Título e Medidas da Obra – “Despertar Artístico” 30×40

Exposição – “Despertar Artístico”, 1 de março de 2024 a 28 de março de 2024

Artista – Paulo Valle e Alunos

“Despertar Artístico” foi uma exibição coletiva de Paulo Valle e de doze dos seus alunos. Foram apresentados trabalhos de aguarela, desenho e pintura. Nesta obra em particular, alunos e professor, juntaram-se para pintar em conjunto, demonstrando assim o seu enorme talento.

Título e Medidas da Obra – “Memória” 41×33

Exposição – “Memórias”, 3 de maio de 2024 a 24 de maio de 2024

Artista – Matilde Costa

Matilde Costa iniciou o seu percurso artístico no curso de Pintura, Desenho e História de Arte, na Escola de Artes Visuais ArteIlimitada. Desde 1998 que participa em exposições coletivas e individuais.

Em “Memórias” trouxe-nos a sua mostra de pintura que reflete muitos momentos do passado.

Título e Medidas da Obra – “Olhares” 35,5×30.5

Exposição – “Arte com Raízes e Essência”, 3 de maio de 2024 a 31 de maio de 2024

Artista – Coletivo de Mulheres com Arte

O Coletivo Mulheres com Arte surgiu em 2017, na Galeria Beltrão, local onde todos os elementos se conheceram. O grupo é composto pelas artistas Alice Diniz , Armanda Alves, Clara Ribeiro, Geny Pitta, Ildebranda Martins e Margarida Marcelino. Cada uma representa uma forma diferente de fazer arte.

Em “Arte com Raízes e Essência”, foram apresentadas obras abstracionistas em tons marítimos, colagens de figuras femininas, instalações, esculturas minimalistas.

Título e Medidas da Obra – “Presépio 2023” 35×22

Exposição – “Sonhos em Tecido”, 29 de maio de 2024 a 28 de junho de 2024

Artista – Isabel Basílio

A artista começou a bordar, a fazer croché e tricô, por influência da sua avó materna, plantando esta paixão dentro a artista. Toda a sua vida foi aprendendo várias técnicas de artesanato, uma das quais foi bordar Ponto de Arraiolos.

Os tecidos tonaram-se na sua terapia e, quando ficou desempregada, passou a ter mais tempo para se dedicar a esta forma de arte. Neste momento, a sua atividade profissional é criar bonecas de pano, flores e pequenas peças decorativas em tecido.

Título e Medidas da Obra – “Hypnotize Me Like a Full Moon” 30×50

Exposição – “Floresce Através da Dor”, 7 de junho de 2024 a 5 de julho de 2024

Artista – Susana Lopes

Susana Lopes manifestou interesse pela área artística muito cedo, pois era um escape à sua própria realidade.

O que começou como um hobbie, rapidamente se tornou uma vocação entusiasmante. Em todos os momentos, bons e maus, aproveitava para desenhar e pintar. Expressava o que sentia ou desenhava o que via.

Pintar sempre foi e sempre será um refúgio para si e uma parte inegável de si própria, expressando-se através de cores vibrantes e obras algo surrealistas e abstratas.

Título e Medidas da Obra – “Conflitos I” 30×40 e “Conflitos I” 30×40

Exposição – “À Não Armada”, 5 de julho de 2024 a 2 de agosto de 2024

Artista – Marta Ribeiro licenciou-se em Arquitetura de Gestão Urbanística na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, e, de certa forma, essa formação reflete-se nas suas instalações e na sua arte.

Desde cedo explorou a arte como forma de comunicar e foi na Casa da Cidadania que que realizou a sua primeira exposição “À Não Armada”, reunindo trabalhos realizados entre 2013 e 2024.

 




JUNTA DE FREGUESIA SÃO DOMINGOS DE BENFICA





JUNTA DE FREGUESIA SÃO DOMINGOS DE BENFICA