
“Rousseau”, da autoria de Cornelia Stabenow, descreve-nos o percurso do pintor Henri Rousseau e oferece-nos explicações detalhadas sobre muitas das suas obras.
Rousseau começou a pintar pelos seus 40 anos e sem qualquer formação académica. Foi ridicularizado por muitos dos seus parceiros e também pelo público em geral que considerava a sua pintura algo infantil e até “naive”. No entanto, era admirado e até fonte de inspiração de artistas como Henri Matisse, Pablo Picasso, Guillaume Apollinaire, entre outros.
A verdade é que, até hoje, muitas das suas obras se encontram expostas em alguns dos maiores museus de arte como o Moma e l’Orangerie, para além de que Rousseau deu origem ao epíteto de “arte naif”.
Se é um apreciador de pintura e arte no geral, a Biblioteca Fórum Grandela possui grande parte da coleção da Taschen sobre artistas que foram progressistas de determinados movimentos artísticos e/ou que tiveram grande destaque.
Sugestão 2- “A Short History of the World”
“A Short History of the World” é um livro de H. G. Wells, que explica a história da humanidade, desde a evolução do planeta Terra até ao início de vida no mesmo.
Desta forma, à medida que se folheia o livro, o leitor passa por vários períodos, como a Revolução Neolítica, a ascensão do Judaísmo e do Islamismo, a Revolução Industrial, entre outros. Pela forma como escreve, Wells consegue dar a sua perspetiva acerca destes vários momentos histórico e passar a sua visão liberal acerca do progresso nosso progresso enquanto civilização.
H. G. Wells publicou mais de uma centena de livros de vários géneros, foi membro fundador de numerosos movimentos, incluindo o Liberty e o PEN International, a organização de direitos humanos mais antiga do mundo, e a sua obra “Os Direitos do Homem” lançou as bases para a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.
A Biblioteca Fórum Grandela possui uma seleção de livros em inglês, na qual esta obra esta incluída.
Sugestão 3- “Uma Espia na Casa do Amor”
“Uma Espia na Casa do Amor” é uma obra escrita por Anaïs Nin, considerada uma das grandes referências do erotismo feminino.
O livro selecionado conta a história de Sabina, uma mulher que sente o desejo de ser livre, mas também de amar e ser amada por quem está ao seu lado, no caso o marido, representado como o seu porto seguro no regresso a casa, enquanto que os restantes homens com quem se envolve são fonte da sua descoberta de prazer.
Contudo, a vida dupla que vive trará mais tarde consequências para a personagem principal.