
Sugestão 1 – “Persuasão”
“Persuasão”, de Jane Austen, uma das mais influentes escritoras da literatura mundial, explora temas como amor e casamento, classes sociais, e descreve as relações humanas com complexidade, sempre com humor inteligente e uma crítica social mordaz.
Anne Elliot foi persuadida pela família e amigos a romper o noivado com um oficial da Marinha sem fortuna, Frederick Wentworth. Passados 8 anos, Anne vive com a mágoa e desilusão desta decisão e, quando as circunstâncias o trazem de volta ao seu círculo de amigos, com fortuna e uma carreira brilhante de Capitão, ambos têm de lidar com a complexidade dos seus sentimentos e encaixar as expetativas sociais na sua conduta. Com o desenrolar da história, percebemos que Anne vive sob certas amarras, mas através de relações de amizade com mulheres de temperamento forte, consegue libertar-se da autoridade da sua família.
“É um livro ferozmente contra a obrigação de aceitar o que nos cabe à nascença e a favor de procurar o que queremos em lugares mais improváveis” – Posfácio.
Sugestão 2 – “Estorvo”
“Estorvo”, obra que valeu a Chico Buarque um Prémio Jabuti, retrata a vida de um homem assombrado pela sua própria realidade, ao mesmo tempo que faz uma crítica social ao Brasil, pois muitas das situações vividas pela personagem principal são uma metáfora que pinta o quadro contemporâneo do país.
Chico Buarque é compositor, cantor, poeta, escritor, dramaturgo e uma das personalidades mais importantes da cultura brasileira.
Sugestão 3 – “Os Pilares da Terra”
“Os Pilares da Terra”, originalmente publicado em 1989, é um romance histórico de Ken Follett, mestre do suspense, que nos descreve a Inglaterra do século XII. A trama desenrola-se em Kingsbridge, onde irá ser construída uma catedral gótica, local central da narrativa, pois é aqui que vão acontecer todas as intrigas, lutas políticas e o dia-a-dia da classe social mais baixa, responsável pela construção da mesma.