Sugestões Culturais #4

Sugestões Culturais #4

2 de Agosto de 2023

 

Sugestão 1- “O Clube da Alegria e da Sorte”

“O Clube da Alegria e da Sorte”, de Amy Tan, conta a história de duas gerações de mulheres: quatro mães chinesas que emigraram para os Estados Unidos da América e as suas respetivas filhas, já nascidas em solo americano.

A obra aborda as diferenças culturais entre oriente e ocidente, retratando as diferentes visões do mundo entre mães e filhas. “O Clube da Alegria e da Sorte” divide-se em quatro capítulos que caracterizam diferentes épocas e cada um destes capítulos possuem sub-capítulos dedicados às mães e às filhas, ajudando o leitor a compreender a diferença de mentalidades destas mulheres e como o meio onde crescemos nos molda de maneira diferente.

Sugestão 2- “O Hóspede de Job”- José Cardoso Pires

“O Hóspede de Job” é uma obra de José Cardoso Pires, vencedora do Prémio Camilo Castelo Branco. Um romance escrito entre 1953 e 1954, que recorda o Alentejo feudal dos anos 50, rompendo com o neorrealismo dominante na literatura portuguesa da época.

O autor dedicou o livro ao seu irmão que morreu num acidente de aviação em cumprimento do serviço militar, como protesto contra a guerra fria e a colonização militar.

“Os temas desatualizam­‑se, as tendências literárias saem de moda, os interesses dos leitores mudam, o mundo em que José Cardoso Pires viveu e escreveu já não é o nosso. O brilho da sua prosa, esse, mantém­‑se intacto.”- parte do prefácio escrito por Bruno Vieira Amaral.

Sugestão 3- “Manhã Submersa”

“Manhã Submersa” é um romance de Vergílio Ferreira, que tem como base aspetos autobiográficos dos tempos de adolescência do autor no Seminário do Fundão.

A personagem principal é António dos Santos Lopes, um jovem de doze anos que é pressionado a frequentar o seminário. Publicada em 1954, a obra aborda a educação repressiva da época, a miséria da região, as desigualdades sociais, a amizade e o amor. É neste ambiente negro que a personagem se vai descobrindo, bem como o mundo que o rodeia.



JUNTA DE FREGUESIA SÃO DOMINGOS DE BENFICA





JUNTA DE FREGUESIA SÃO DOMINGOS DE BENFICA