
A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica irá proceder ao tratamento fitossanitário de Cydalima perspectalis nos buxos da Quinta da Alfarrobeira semanalmente e, a partir de agosto, quinzenalmente, até outubro ou novembro, conforme desenvolvimento da espécie e resultado dos tratamentos.
A traça-do-buxo – Cydalina perspectalis – é uma espécie invasora, originária da Ásia Oriental e detetada na Europa no ano de 2007 e, pela primeira vez em Portugal, em 2016.
As larvas alimentam-se vorazmente das folhas do buxo. Quando a planta se encontra totalmente desfolhada, as larvas podem alimentar-se da casca do tronco, provocando, deste modo, a morte da planta.
Atendendo ao valor patrimonial dos buxos existentes na Quinta da Alfarrobeira, a Junta de Freguesia irá proceder ao tratamento através da aplicação de produto à base da bactéria Bacillus thuringiensis, autorizada pela Direcção Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV). Este tipo de inseticida não tem qualquer impacto para a saúde humana ou animal e o intervalo de segurança após aplicação é de 0 dias, podendo ser retomada a circulação de pessoas e animais junto dos arbustos imediatamente após a secagem.