O desenho de novos produtos, experiências e serviços que surgem da combinação de recursos naturais, culturais e criativos, constituem uma das estratégias de desenvolvimento mais aplicadas ao sector turístico, por isso, neste segundo dia, o programa apontou para uma nova abordagem ao turismo criativo e consequentes negócios emergentes.
As experiências municipais do Sardoal e das Caldas da Rainha nesta área, foram as primeiras a ser apresentadas, e se o primeiro destacou ações que valorizam a arte produzida na região, bem como seus valores culturais, eventos como o Festival de Jazz e Encontros Internacionais de Piano, atraem turistas e movimentam o comércio local, o segundo destacou os sítios arqueológicos da região, os parques naturais, e ressaltou que com o desenvolvimento de pequenos projetos é possível captar turistas de outros lados, especificamente de Lisboa e trazer mais visitantes à Lourinhã. Seguiu-se a visão da RTP e a consequente “perspetiva da media” e da divulgação no âmbito turístico local como meios de projeção das pequenas criações e da sua contribuição para o desenvolvimento das mesmas. A Time Out sublinhou a importância das pequenas organizações e referenciou a necessidade de colocar o foco no desenvolvimento sustentado e abordou o projeto inovador desenvolvido no Mercado da Ribeira, modelo que foi já exportado para Londres, Miami e Nova Iorque. Deixou a mensagem de que “o que faz em casa é consigo, o que faz na rua é connosco” partiram para a publicação de revistas com títulos diferentes, tais como “as melhores tascas” e “os melhores restaurantes de assinatura de Lisboa”. A Escola de Turismo do Oeste conduziu-nos numa ação empreendedora intitulada “Concurso Jovem Chocolateiro do Ano”, que deu oportunidade ao jovem vencedor do concurso de levar o nome da cidade para outros locais de Portugal e da Europa. Por fim, encerrou-se o dia com um projeto empreendedor de sucesso designado por “Backyard”, e que tem por base incluir todos valorizar os artistas locais, produzindo conteúdos personalizados de âmbito regional.