São Domingos de Benfica terá a primeira Casa da Cidadania de Lisboa

Foi assinado ontem, dia 16 de novembro, no salão nobre da Quinta da Alfarrobeira, um protocolo entre a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica (J.F.S.D.B.) e a Câmara Municipal de Lisboa (C.M.L.) que visa a construção da primeira Casa da Cidadania da Cidade.

As Casas da Cidadania surgem da necessidade de dar resposta às associações da cidade e das freguesias que procuram as autarquias no sentido de poderem ter acesso a um espaço de funcionamento. Inspirado por dois projetos conhecidos em Barcelona, a C.M.L. encontrou no Bairro Grandela o primeiro espaço que virá a dar forma a esta ideia.

Assim, associações de cariz social, cultural, recreativo ou mesmo desportivo ficarão com espaços de trabalho disponíveis na antiga Creche Grandela onde estará um apoio administrativo permanente e comum a todas as instituições. Complementarmente, o Fórum Grandela acolherá reuniões, apresentações ou outros eventos promovidos pela Casa da Cidadania, mantendo a sua vocação atual.

António Cardoso assinalou o simbolismo da cerimónia, assinalando que “foi este o primeiro momento protocolar a decorrer na nossa nova sede e por isso estou também feliz e sensibilizado”.

João Afonso, vereador dos Direitos Sociais da C.M.L. afirmou que esta colaboração encerra a verdadeira ideia de “projeto comum em que ambas as partes colaboram de forma igualitária”.