Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia, deram no passado dia 28 de janeiro um passo fundamental no combate ao desperdício alimentar na cidade. No ano nacional dedicado a esta causa, arranca assim formalmente a constituição de uma rede municipal de núcleos locais geridos pelas diferentes Juntas de Freguesia de Lisboa, entre as quais São Domingos de Benfica.
A colaboração, em forma de protocolo, definiu o compromisso de alargar as diferentes iniciativas de combate ao desperdício alimentar a toda a cidade de Lisboa, apoiando o maior número de famílias possível.
Recorde-se que a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, em colaboração com o Movimento Zero Desperdício, um projecto da dariacordar | Associação Contra o Desperdício, e com algumas instituições e estabelecimentos de restauração da Freguesia de São Domingos de Benfica, iniciou em novembro de 2015 o programa de recolha e distribuição diário das refeições, produzidas e não consumidas, doadas por estas instituições, por alguns dos agregados familiares mais carenciados da Freguesia.
Cerca de 360 mil portugueses passam fome. Enquanto isso, estima-se que todos os dias 50 mil refeições são desperdiçadas de norte a sul do país. O movimento Zero Desperdício está a aproveitar os bens alimentares que antes acabavam no lixo – comida que nunca saiu da cozinha, comida cujo prazo de validade se aproxima do fim, ou comida que não foi exposta nem esteve em contacto com o público – fazendo-os chegar a pessoas que dela necessitam. Ao entrar num estabelecimento com o selo Zero Desperdício, tem a certeza de que todas essas refeições são aproveitadas e encaminhadas para a mesa de alguém. Uma iniciativa em que os estabelecimentos e os seus clientes participam sem gastarem um cêntimo.
Um programa ao qual a JFSDB prontamente aderiu e que tem como principal missão unir esforços para ajudar quem mais precisa e acabar com o desperdício!