Reunião de trabalho sobre os sem-abrigo

O Centro Cultural da JFSDB acolheu no dia 2 de Setembro uma reunião de trabalho onde se debateu a problemática dos sem-abrigo e consequentemente da sua integração, de prevenção e de intervenção e acompanhamento de pessoas sem-abrigo.

Também o Diagnóstico da Freguesia de São Domingos de Benfica foi apresentado aos parceiros presentes onde se ficou a saber, por exemplo, que a Freguesia de São Domingos de Benfica dispõe, na Cidade de Lisboa, de uma das mais baixas taxas de população sem-abrigo situando-se a mesma nos 0,8% correspondentes a 7 situações identificadas no ano de 2015.

Apesar dos reduzidos números registados de população sem-abrigo na nossa Freguesia, para o Presidente da JFSDB, António Cardoso, “existe o direito de cada pessoa a um nível de vida condigno, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que inclui entre outros, o direito à habitação” e que portanto “enquanto existir um sem-abrigo na nossa Freguesia, não estaremos satisfeitos e que portanto obviamente que tudo faremos para inverter essa situação”.

Presentes nesta reunião de trabalho, de onde saíram linhas de acção para o futuro como por exemplo, entre outras, a criação e disponibilização de uma linha telefónica que permita identificar as situações de sem-abrigo na Freguesia, estiveram também o Dr. Henrique Joaquim, da Comunidade Vida e Paz, a Dra. Raquel Glória, da Associação Crescer Na Maior, a Dra. Maria Conceição Loureiro e a Dra. Ana Silva, da CASA- Centro de Apoio ao Sem-Abrigo, o Dr. Pedro Magalhães, do Novos Rostos, Novos Desafios e o Dr. João Marrana, da Intergerações – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.