Rastreios visuais na Escola Frei Luís de Sousa

A visão é uma parte essencial no bem-estar de uma pessoa e ela desenvolve-se em todas as idades. Uma anomalia visual não detectada pode provocar fadiga, défice de atenção e até mesmo um potencial perigo. Nas crianças, uma anomalia visual pode levar ao insucesso escolar.

Assim, em parceria com a Essilor, que há mais de 30 anos, tem desempenhado um papel activo na despistagem e rastreio visual de milhões de pessoas através de instituições que providenciam cuidados preventivos de saúde, a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, encontra-se a promover e a realizar rastreios visuais gratuitos nas 3 Escolas públicas da Freguesia, às crianças do Jardim de Infância e do Ensino Básico de forma a avaliar os principais parâmetros visuais: a acuidade visual, o campo visual, a percepção das cores, a sensibilidade à luz entre outros.

Nos dias 5 e 6 de Janeiro foi a vez da Escola Frei Luis de Sousa. Foram detectados alguns problemas visuais em crianças que levaram a respectiva informação aos seus pais e encarregados de educação. A acompanhar a ação neste primeiro dia esteve a Vogal da JFSDB com o Pelouro da Educação, Cristina Valério.

Os próximos rastreios estão agendados para os dias 7 e 8 de janeiro na Escola António Nobre e nos dias 9, 12 e 13 de janeiro na Escola das Laranjeiras.