Quinta da Alfarrobeira: Um Lugar de Memória, com Futuro

Dia 28 de setembro promete ficar registado na História de São Domingos de Benfica com a inauguração da nova sede da Junta de Freguesia situada na Quinta da Alfarrobeira, lugar emblemático do nosso território.

Quando João Frederico Ludovice projetou, construiu e habitou esta quinta, a partir de 1748, jamais imaginaria que, cerca de três séculos mais tarde, a mesma viria a transformar-se num espaço que pretende reunir e aproximar os cidadãos ao poder local, dando corpo a uma intervenção política, social e cultural muito mais direta e próxima das pessoas: aqui vai ser possível pedir o seu certificado de residência, por exemplo, mas também frequentar as aulas da Academia de São Domingos ou assistir a eventos culturais.

Certamente que as paredes do edifício agora renovado terão mil histórias para contar e que o peso e responsabilidade de manter vivo e em funcionamento um património tão rico estará sempre no subconsciente de todos quantos aqui trabalharão, mas o importante é o futuro e é por isso que a decisão de concentrar os serviços da Junta de Freguesia neste local é um benefício para todos: fregueses, munícipes, visitantes e quem trabalha em São Domingos de Benfica.

Esta mudança, bastante ansiada e concretizada no sentido de dotar a autarquia de um local de excelência para receber os seus fregueses, tem ainda o desígnio de devolver à população um espaço nobre do nosso território abrindo os seus portões à visita de todos quantos queiram entrar.

Para assinalar a mudança de instalações, mas também de paradigma de funcionamento, desenhámos uma oferta cultural que contempla a realização de vários concertos, ao longo de quatro dias, programados em colaboração com a EGEAC e integrados no projeto “Lisboa na Rua”.

A entrada em todas atividades é gratuita.

Visite-nos na Quinta da Alfarrobeira!