Projetos Vencedores do Orçamento Participativo da EB1das Laranjeiras foram anunciados

Foi ao final da tarde do dia 26 de fevereiro que os três projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo criado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação (APE120) daquele estabelecimento de ensino, e o primeiro do género a ser efetuado na cidade de Lisboa, foram conhecidos.

Numa cerimónia organizada pela APE 120, onde a ansiedade das crianças sobre quais iriam ser os projectos vencedores era visível, foram então finalmente anunciados pelos membros que fizeram parte do júri quais os três projectos vencedores.

O primeiro projeto vencedor foi anunciado pelo Diretor do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, Amilcar Santos e pela Coordenadora da Escola das Laranjeiras, Vanda Bexiga, e recaiu num dos maiores desejos dos mais pequenos: “construir um posto de vigia para o senhor Pedro (o vigia da escola) ”. O segundo projeto vencedor recaiu sobre “tornar as torneiras mais acessíveis às mãos dos pequeninos” e foi anunciado pelo Diretor do Departamento de Educação da CML, Paulo Agostinho. Por último o terceiro projecto vencedor recaiu sobre a “construção de uma casa para brincar nos montes” e foi anunciado pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso.

Ao todo eram nove os projectos em votação: criar corredores mais bonitos, construir uma casinha de brincar, dispor cortinas coloridas no refeitório, construir um posto de vigia para o senhor Pedro (o vigia da escola), arranjar um espaço para se brincar na terra, afastar os cocós dos cães, colocar flores e sebes na vedação exterior, proteger as janelas das salas do sol e tornar as torneiras mais acessíveis às mãos dos pequeninos.

A CML e a JFSDB, e como forma de premiar a dinâmica demonstrada pela comunidade escolar da Escola das Laranjeiras no desenvolvimento deste projecto, criado à semelhança do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, decidiram considerar a assumir a implementação de um quarto projecto e que passará pela colocação de quadros nos corredores da Escola para afixação dos trabalhos dos alunos daquele estabelecimento de ensino.