Foi ao final da tarde do dia 26 de fevereiro que os três projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo criado pela Associação de Pais e Encarregados de Educação (APE120) daquele estabelecimento de ensino, e o primeiro do género a ser efetuado na cidade de Lisboa, foram conhecidos.
Numa cerimónia organizada pela APE 120, onde a ansiedade das crianças sobre quais iriam ser os projectos vencedores era visível, foram então finalmente anunciados pelos membros que fizeram parte do júri quais os três projectos vencedores.
O primeiro projeto vencedor foi anunciado pelo Diretor do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras, Amilcar Santos e pela Coordenadora da Escola das Laranjeiras, Vanda Bexiga, e recaiu num dos maiores desejos dos mais pequenos: “construir um posto de vigia para o senhor Pedro (o vigia da escola) ”. O segundo projeto vencedor recaiu sobre “tornar as torneiras mais acessíveis às mãos dos pequeninos” e foi anunciado pelo Diretor do Departamento de Educação da CML, Paulo Agostinho. Por último o terceiro projecto vencedor recaiu sobre a “construção de uma casa para brincar nos montes” e foi anunciado pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso.
Ao todo eram nove os projectos em votação: criar corredores mais bonitos, construir uma casinha de brincar, dispor cortinas coloridas no refeitório, construir um posto de vigia para o senhor Pedro (o vigia da escola), arranjar um espaço para se brincar na terra, afastar os cocós dos cães, colocar flores e sebes na vedação exterior, proteger as janelas das salas do sol e tornar as torneiras mais acessíveis às mãos dos pequeninos.
A CML e a JFSDB, e como forma de premiar a dinâmica demonstrada pela comunidade escolar da Escola das Laranjeiras no desenvolvimento deste projecto, criado à semelhança do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa, decidiram considerar a assumir a implementação de um quarto projecto e que passará pela colocação de quadros nos corredores da Escola para afixação dos trabalhos dos alunos daquele estabelecimento de ensino.