Projeto “Caixa do Bebé” lançado em São Domingos de Benfica

Foi lançado no  passado dia 14 de julho, no Teatro Thalia, o Projeto “Caixa do Bebé”.

Criado em 1938 pelo Governo Finlandês através do Instituto da Segurança Social, o “Pacote Maternal” veio revolucionar os cuidados materno-infantis e baixar significativamente a taxa de mortalidade infantil na Finlândia.

Hoje em dia, o Pacote Maternal faz parte da cultura Finlandesa e é oferecido a todas as gestantes ao 4º mês de gestação, para melhorar a adesão aos cuidados médicos ao longo da gestação e para contribuir ativamente para o aumento da taxa de natalidade do país.

O projeto agora apresentado pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica assenta nas políticas sociais e de saúde adotadas por este país nórdico. Associa, no entanto, o apoio instrumental à educação para a saúde e ao aumento da literacia para a saúde pediátrica. Para além destas duas grandes vertentes assume, igualmente, uma preocupação com a segurança rodoviária através da criação de um banco de cadeirinhas e disponibiliza 3 consultas de pediatria gratuitas ao longo do primeiro ano do bebé (1.º mês, 6.º mês e 12.º mês). Considera-se assim que o projeto “A caixa do bebé” assenta numa visão holística do indivíduo com contributos biopsicossociais incluindo, igualmente, preocupações com o ambiente.

O Projecto “Caixa do Bebé” apoia famílias que se encontrem em situação de fragilidade social, através da atribuição de kits com bens essenciais para um recém-nascido. Este kit consiste numa caixa de cartão adaptada para servir de berço e vai acompanhado por fraldas, chuchas, roupas, biberões, produtos de higiene, entre outros produtos de puericultura.

Numa ótica futura pretende-se igualmente envolver a comunidade neste projeto onde, por exemplo, os centros de dia podem fazer os barretes ou as pantufas para os recém-nascidos. Assumirá igualmente uma preocupação ambiental, promovendo o uso de fraldas reutilizáveis e utilizando materiais ecológicos para a elaboração da caixa e/ou utensílios.

Marcaram presença nesta apresentação o Presidente da JFSDB, António Cardoso, acompanhado pelos Vogais João Dias e Francisco Encarnação, pelo Vereador dos Assuntos Sociais da CML, João Afonso, assim como pelos parceiros deste projeto, Maria da Luz, da Farmácia da Luz e Francisco da Costa Campos, Diretor de Marketing e Vendas da Baldacci Portugal, S.A. e ainda por Catherine Pires, em representação da Embaixada da Finlândia em Portugal e Graça Roldão, neonatalogista do Hospital de Santa Maria

Para mais informações e candidatura à “Caixa do Bebé” contacte o Departamento de Ação Social da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica através do Tel: 217248610.