Programa “Turismo na Cidade” visitou Ruinas do Carmo

Programa “Turismo na Cidade” visitou Ruinas do Carmo

5 de Agosto de 2020

O Programa “Turismo na Cidade” levou-nos a mais uma visita aos Museus de Lisboa, desta vez ao Museu Arqueológico do Carmo. As Ruinas do Carmo são o que resta do antigo convento do Carmo, mandado construir por D. Nuno Alvares Pereira em 1389, numa das colinas de Lisboa, em frente ao Castelo de S. Jorge, na altura residência do Rei de Portugal.
Em 1755 na altura em que aconteceu o grande terramoto de Lisboa, o mosteiro ruiu, tendo restado apenas as paredes laterais e as fundações da parede de suporte da Capela-mor, a que tinha sido mais difícil de edificar.
A reconstrução recomeçou de imediato, mas nunca foi total por ser muito dispendiosa, o que levou a que o mosteiro tenha ficado ao abandono, tendo mesmo sido utilizado como cavalariça e lixeira.Cerca de meados do séc. XIX (1864) foi transformado em Museu Arqueológico do Carmo, com o apoio do arquiteto da Casa Real, e, destinado a receber e expor peças escultóricas procedentes das escavações do mosteiro e de outros antigos edifícios arruinados.

Veja aqui todas as imagens deste passeio.



JUNTA DE FREGUESIA SÃO DOMINGOS DE BENFICA





JUNTA DE FREGUESIA SÃO DOMINGOS DE BENFICA