Programa Casa Aberta chegou a São Domingos de Benfica!

No âmbito do objetivo ‘combater exclusões na cidade’ importa prosseguir e implementar as políticas dirigidas à população idosa, centradas na promoção da sua segurança e qualidade de vida em autonomia, onde se inclui o apoio a pequenas obras de adaptação e barreiras arquitetónicas. O objetivo do Programa Casa Aberta é promover a acessibilidade e a segurança em habitações particulares onde residam pessoas idosas (com mais de 65 anos) ou com deficiência (igual ou superior a 60%).

O QUE É?
O Casa Aberta é um programa gratuito que pretende melhorar as condições de segurança e acessibilidade na habitação de
pessoas com mais de 65 anos ou com grau de incapacidade igual ou superior a 60%, resultando de uma parceria entre a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e a Câmara Municipal de Lisboa.

OBJETIVO
Identificar as situações de risco para a acessibilidade e segurança dos habitantes, desde a entrada no prédio até às várias divisões da habitação. Realizar pequenas intervenções, desenvolvidas e acompanhadas por técnicos da freguesia, com vista a eliminar barreiras físicas, reduzir o risco de queda, facilitar a prestação de assistência pessoal, aumentar a autonomia e qualidade de vida. Pretende-se assim melhorar o dia-a-dia dos habitantes.

A QUEM SE DESTINA?
A pessoas idosas com 65 anos ou mais e a pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 60%. O programa intervém apenas em habitações particulares. Não intervém em habitações municipais, nem em equipamentos sociais.

COMO PEDIR APOIO?
Deve apresentar um pedido de apoio na Secretaria da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica ou através do email geral@jf-sdomingosbenfica.pt

Posted in: