Passeio Sénior ao Alto Douro Vinhateiro

O Passeio Sénior ao Alto Douro Vinhateiro, que se realizou nos dias 24 e 25 de Setembro, contou com um programa minucioso que proporcionou dois dias de grande convívio, entretenimento e descoberta de novas paragens, tendo sido unanimemente considerado um grande sucesso.

O primeiro ponto de paragem foi o Cais do Pinhão, onde os seniores embarcaram em dois barcos Rabelo para um percurso entre o Pinhão e Tua. Desde a zona do Pinhão até às paisagens do Alto Douro Vinhateiro foi possível apreciar o rio e as magnificas escarpas de Douro. Uma experiência singular para a generalidade dos nossos seniores que tiveram assim a oportunidade de conhecer a região vitivinícola demarcada mais antiga do mundo. A noite foi animada com uma visita e um jantar na Quinta do Sagrado, em Celeirós, onde os nossos seniores assistiram às tradicionais Lagaradas de Celeirós do Douro, tradição nesta localidade, localizada um pouco acima do Pinhão, onde, depois do corte das uvas, estas são depositadas nos lagares, para então se proceder ao piso. Os seniores cantaram e dançaram, esmagando as uvas ao som de concertinas celebrando assim o final de um ano vinícola onde todos poderam entrar e pisar as uvas, pela arte tradicional, em ambiente festivo, ao som do grupo de concertinas de Celeirós, em verdadeiro regozijo popular.

No segundo dia o grupo teve a oportunidade de visitar a Cidade de Lamego e conhecer o seu magnifico Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.

Este Passeio contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso, e de António Pedroso, Vogal da JFSDB.

Veja aqui todas as fotografias deste Passeio!