Passeio à Festa da Cereja em Alcongosta, Fundão

Decorreu no passado dia 9 de junho mais um passeio organizado pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, desta vez à bonita e histórica Aldeia de Alcongosta, localizada no Concelho do Fundão, Distrito de Castelo Branco.

Vulgarmente apelidada de ser a “Capital da Cereja”, Alcongosta recebeu 95 fregueses de São Domingos de Benfica que partiram bem cedo, pelas 7h00, rumo ao conhecido e tradicional Festival da Cereja que se realiza anualmente naquela bonita localidade do interior de Portugal.

A viagem foi realizada em dois autocarros, um da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e outro, gentilmente cedido, da Junta de Freguesia do Lumiar.

Após três horas de viagem, onde a animação e a boa disposição foram uma constante, foi tempo para uma visita à Aldeia Histórica de Castelo Novo, detentora de paisagens encantadoras sobre as Serras da Gardunha e da Estrela. O seu Castelo, exemplar da arquitectura militar no estilo gótico e manuelino em Portugal, do início do século XIII, está ligado à presença da Ordem dos Templários na região tendo sido o Mestre da Ordem a edificá-lo no reinado de D. Sancho I. Aquando do Terramoto de 1755, o Castelo de Castelo Novo sofreu derrocadas tendo sido alvo de obras de consolidação e restauro no século XX.

A viagem prosseguiu em direcção a Alcaria, pela Estrada Nacional 18, onde os nossos “turistas” puderam contemplar os imensos cerejais e as inúmeras Aldeias perdidas entre as Serras, até chegarem ao Restaurante “Casa dos Leitões”, na localidade de Alcaria, para um magnífico e retemperador almoço.

Para a parte da tarde estava reservada a tão desejada visita à Festa da Cereja, em Alcongosta. Ai chegados, a nossa “comitiva” foi entusiasticamente recebida pelo Autarca daquela Freguesia de Alcongosta, António Miguel Ferreira Batista, a quem a JFSDB agradece a calorosa hospitalidade. Foi então tempo de apreciar e provar as magníficas e afamadas cerejas da região, que de facto fazem jus ao nome! Os nossos Fregueses aproveitaram ainda para adquirirem diversos produtos feitos à base da cereja como sejam o licor de cereja ou os também já famosos pastéis de cereja do Fundão.

No final de um dia tão bem passado, foi tempo de regresso à nossa Freguesia com a satisfação de tudo ter corrido sem qualquer incidente. Os nossos Fregueses agradeceram a disponibilidade da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica na organização deste tipo de iniciativas e deixaram o desejo de que as mesmas se repitam num futuro próximo.

Veja aqui todas as fotos do Passeio ao Fundão.