Passeio à Feira Nacional do Cavalo na Golegã

No passado dia 11 de novembro, Dia de São Martinho, 110 Fregueses rumaram à bonita Vila da Golegã para mais um passeio organizado pela JFSDB, desta feita à Feira Nacional do Cavalo que anualmente se realiza naquela bonita Vila do Distrito de Santarém.

Do programa deste passeio constava também, previamente à chegada à Golegã, uma paragem para a visitar a magnifica Vala Real de Alpiarça, património natural e paisagístico de elevada riqueza e diversidade com aproximadamente 65km de extensão e com distâncias entre margens superiores a 10-15 metros. A Vala Real é também conhecida pelo seu Mercado de Frutas sendo considerado um dos mais importantes do País.

A chegada à Golegã fica marcada por um momento de puro encanto: a Bênção dos Romeiros, uma peregrinação feita por um grupo de pessoas até uma igreja ou até um local considerado santo. À espera da nossa comitiva para dar início à Benção, encontrava-se o Presidente da Junta de Freguesia da Golegã, António Camilo, a quem a JFSDB agradece o acolhimento e a hospitalidade demonstradas. Uma palavra de agradecimento também para o Município da Golegã, na pessoa do seu Presidente Rui Medinas Duarte, pelo acolhimento e simpatia demonstradas. Por parte da JFSDB, Paulo Silva, Vogal da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, juntou-se à comitiva no período do almoço para a habitual troca de cumprimentos e lembranças com os Autarcas da Vila da Golegã.

Após um reconfortante e saboroso almoço, onde não faltaram as tradicionais castanhas, foi tempo de rumar ao recinto da Feira para assistir às muitas e variadas exibições com cavalos e charretes bem como aproveitar para visitar o muito comércio que se desenvolve ao redor da Feira.

O regresso, tranquilo, fez-se já com a noite a aparecer no horizonte e com a certeza de um dia muito bem passado.

A chegada à nossa Freguesia fica marcada por um momento de alguma emoção: a despedida do nosso motorista, António Espinheiro, que fez o seu último passeio na qualidade de motorista da JFSDB, visto que no final do corrente mês passará à condição de aposentado. Após anos e anos a transportar muitos milhares de crianças, jovens e menos jovens, foi tempo de lhe prestar um agradecimento, por parte de todos os presentes neste passeio, ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos. Foi igualmente possível escutar palavras, naturalmente emocionadas, por parte do nosso motorista. A JFSDB agradece o empenho, o profissionalismo, o rigor e a grande responsabilidade sempre demostrada em todos os momentos ao serviço da JFSDB e dos seus Fregueses. Esperamos e fazemos questão que se mantenha connosco já no próximo passeio aos Presépios de Penela! Bem haja por tudo Sr. Espinheiro!

Veja todas as fotografias aqui!