O Ministro da Cultura, João Soares, recebeu em audiência na tarde do dia 12 de fevereiro, o Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso.
Neste encontro de trabalho, António Cardoso, transmitiu ao Ministro da Cultura a sua preocupação face à possibilidade do Museu Nacional da Música ser transferido para Mafra conforme anunciado pelo Secretário de Estado da Cultura do anterior Governo em maio de 2014.
O museu, “que detém uma das mais ricas colecções da Europa, deve manter-se em São Domingos de Benfica” afirmou António Cardoso realçando ainda que “tudo farei para que o museu não saia da nossa Freguesia”.
Recorde-se que o Museu Nacional da Música detém uma das mais ricas colecções da Europa de acordo com a sua apresentação, contando com cerca de 1400 instrumentos, entre os quais o cravo de Joaquim José Antunes (1758), o cravo de Pascal Taskin (1782), o piano Boisselot, que o compositor e pianista Franz Liszt trouxe a Lisboa, em 1845, e o violoncelo de Antonio Stradivari, que pertenceu ao rei D. Luís. Espólios documentais, acervos fonográficos e iconográficos, como os de Alfredo Keil, autor do Hino Nacional, fazem igualmente parte do Museu Nacional da Música.