A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica assinou no passado dia 23 um protocolo com a Federação Portuguesa de Corfebol que contou com a presença dos presidentes das duas instituições, António Cardoso e Mário Almeida, e teve o testemunho do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Jorge Máximo. A aposta no Corfebol é conduzida pelas características deste desporto emergente que promove a igualdade de géneros, a família, o desenvolvimento cognitivo das crianças decorrenteda sua dimensão tática e os mais elevados valores da ética desportiva.
O presente protocolo, assinado com uma federação sediada na nossa freguesia, visa desenvolver uma academia estruturada no ensino e práticas regulares da modalidade nas escolas públicas e privadas. No âmbito deste protocolo a Federação promoverá ações de formação de professores contratados pela JFSDB no sentido de criar condições para o desenvolvimento em larga escala do Corfebol nas escolas da esfera de sua competência. A Federação potenciará a criação de clubes ou equipas de Corfebol (autónomos ou Secções de Clube), alavancados no trabalho com as camadas mais jovens e nas escolas.
A Federação planeará ações com a JFSDB orientadas para a integração de portadores de deficiência intelectual, com base na disciplina de Corfebol Adaptado, em colaboração com CERCIS e APPACDM, sediadas na Freguesia, e Associações de Pais em apoio a Crianças com Trissomia 21.
O protocolo tem a validade de 4 anos e sua implementação iniciar-se-á a partir do próximo mês de Outubro.