No recreio da Escola Frei Luís de Sousa encontra-se um Plátano, cujas raízes superficiais se encontravam a promover a destruição do pavimento potenciando o risco de quedas e outros acidentes e contribuindo para uma imagem de degradação do espaço.
As raízes do plátano do recreio desenvolveram-se muito superficialmente, contribuindo para isso a incorrecta colocação das lajetas que permitiu à árvore receber água através das juntas do pavimento.
A solução encontrada pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica previu, para além da segurança das crianças, a salvaguarda de uma zona permeável junto ao tronco da árvore.
A solução executada foi a de criação de uma caldeira, ligeiramente elevada em relação ao pavimento. A contenção foi feita utilizando troncos resultantes das podas de árvores da Freguesia e o canteiro foi plantado com espécies herbáceas. Esta solução permitiu assim salvaguardar o património florístico da escola.
Esta intervenção permitiu também que as crianças percebessem os princípios basilares desta intervenção na escola, através da sensibilização para a importância da função das árvores e a importância que têm no nosso dia-a-dia.