Indústrias criativas ganham incubadora em São Domingos de Benfica

Um espaço de oportunidade para todos e um projeto com visão de futuro que foi inaugurado no dia 4 de junho nas antigas instalações da Junta de Freguesia, nas Laranjeiras.

Chama-se “Mercado da Inovação”, tem salas de reunião, espaços de cowork e de trabalho individual, fornece mentoria e apoio a empreendedores da freguesia, mas não só. O espaço é promovido pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e foi inaugurado no dia 4 de junho, numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do vice-presidente e responsável pelo pelouro da Economia e Inovação, Duarte Cordeiro.

“Um projeto pioneiro” sobretudo direcionado para as indústrias criativas, afirmou o presidente da junta, António Cardoso, que sublinha tratar-se de um equipamento integrado na Rede Nacional de Incubadoras e acreditado pelo IAPMEI.

“Um espaço de oportunidade para todos”, disse por seu turno Fernando Medina. O edil explicou que o Mercado da Inovação ocupa num edifício que albergou durante anos os serviços de informática do município e acolheu provisoriamente a Junta de Freguesia após a reforma administrativa da cidade e enquanto decorreram as obras para a nova sede na Quinta da Alfarrobeira.

Fernando Medina, que felicitou a Junta de freguesia pelo “projeto com visão de futuro”, afirma que “Portugal sempre foi um país de empreendedores, mas a diferença está hoje numa geração com mais qualificações.” Esta nova geração de empreendedores traz a oportunidade de ter sucesso desde que apoiada”, vinca o presidente da autarquia, para quem a vontade é mais importante do que o insucesso. “O importante é que nós estejamos aqui para apoiar e ter uma palavra amiga, para lhes dizer que os apoiamos.

Na sessão intervieram ainda José Vale, do IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e João Borga, da Rede Nacional de Incubadoras (RNI).