Esta manhã, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto e o presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso, inauguraram na nossa Freguesia o busto do general Joaquim José Machado no largo existente com o mesmo nome do homenageado.
Uma justa homenagem da Cidade de Lisboa e da Freguesia de São Domingos de Benfica a um homem que muito honrou e valorizou a memória de Portugal.
O busto, da autoria do escultor Costa Mota, esteve durante muitos anos na embaixada portuguesa em Maputo e foram necessários muitos esforços e a ajuda fundamental da CML, da JFSDB e da família para que a obra chegasse a Lisboa e ficasse junto à casa do seu avô.
O general Joaquim José Machado, nasceu em Lagos a 24 de setembro de 1847 e morreu em Lisboa a 22 de fevereiro de 1925. Em 1876 é promovido a capitão e logo escolhido, pelo então Ministro da Marinha e Ultramar, João de Andrade Corvo, para participar numa das duas grandes expedições, que o ministro organizara para empreender o fomento e valorização das colónias de Angola e Moçambique.
Neste contexto, foi responsável, em 1877, pelo planeamento do traçado do caminho-de-ferro de Lourenço Marques a Pretória, projeto do qual foi encarregado pelo presidente da República do Transvaal, Paul Kruger. Empreendeu, igualmente, a construção de uma ligação ferroviária entre Moçâmedes e a Província de Bié, em Angola.
Reconhecido como Comendador e Grande-Oficial da Ordem Militar de Avis, Oficial da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, recebeu ainda diversas homenagens em Portugal, Angola e Moçambique.