Exposição ” Memórias de São Domingos de Benfica” inaugurada

Foi inaugurada na tarde do dia 28 de junho, no Fórum Grandela, a Exposição ” Memórias de São Domingos de Benfica” que estará patente ao publico até ao dia 15 de setembro.

Desenvolvido pelo Instituto de História Contemporânea (IHC-UNL/FCSH) em parceria com a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, o projeto de investigação Memórias de São Domingos de Benfica integra o programa Memória para Todos e dedica-se à identificação, recolha, estudo e divulgação de testemunhos, histórias, memórias e objetos de todos aqueles que participaram na construção da história desta freguesia.

Esta exposição, promovida pela Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, assinala um momento fundamental do projeto, visando partilhar o primeiro conjunto de histórias e memórias recolhidas em estreita colaboração com as diferentes instituições locais. Inaugura-se, simultaneamente, um espaço aberto ao público em geral, onde se pretende construir, de forma colaborativa, uma cronologia dedicada à história desta freguesia, tendo o século XX como principal objeto de estudo.

Os conteúdos recolhidos farão parte de um arquivo dinâmico e aberto destinado a preservar e partilhar as memórias da freguesia, contribuindo para aprofundar o conhecimento histórico desta zona da cidade de Lisboa assim como a promoção e valorização da memória coletiva.

O programa Memória para Todos, promovido pelo Instituto de História Contemporânea (IHC), dedica-se ao fortalecimento da cultura e da memória histórica, visando apoiar e consolidar o estudo, organização e valorização do património cultural em geral. Memória para Todos é um programa de investigação científica que, em colaboração com a sociedade — envolvendo uma rede alargada de parcerias, nomeadamente associações cívicas, escolas e autarquias — desenvolve novos modelos de co-produção, partilha e transferência de conhecimento.

Tem postais, fotografias e filmes, que testemunhem a sua vida familiar na Freguesia de São Domingos de Benfica? Tem recordações da antiga paisagem rural, outrora preenchida por quintas, jardins e matas, assim como a paisagem fabril e urbana da primeira metade do séc. XX? Guardou os bilhetes de elétrico, ou outros documentos que testemunhem a sua vida quotidiana na Freguesia? Partilhe-os connosco e faça História partilhando a sua.

Por fim, uma palavra especial de agradecimento a toda a equipa de investigação pelo
excelente trabalho de Coordenação e Investigação Científica desenvolvido pelas investigadoras do Instituto de História Contemporânea (IHC-UNL/FCSH), Inês Castaño, Luisa Seixas, Inês Queiroz e Sofia Diniz e ainda à formidável conceção gráfica da Exposição idealizada pela Designer Mafalda Diniz. Por último, os agradecimentos à Dra. Vera Mendes (Fórum Grandela) pelo seu empenho e dedicação no apoio ao Projeto agora materializado em exposição, tão importante para a memória coletiva de S. Domingos de Benfica.