Rua João de Freitas Branco
1500-359 Lisboa
Portugal

O Ciclo de conferência |Diálogos in Música|, organizado pela SPIM (Sociedade Portuguesa de Investigação em Música), decorre na Casa da Achada, Museu da Música, Fonoteca Municipal e Museu da Música Portuguesa.
A conferência de dia 12 será no Museu da Música sob o tema
O ambiente musical lisboeta da primeira metade do século XX pelo olhar de Francine Benoît
A conferência será conduzida por Mariana Calado.
O bilhete do museu (€3) dá acesso ao debate.
Sinopse da sessão:
Mariana Calado vai falar sobre a visão de Francine Benoît da vida musical lisboeta da primeira metade do século XX, a partir da leitura de crónicas e críticas musicais desta personalidade.
Francine Benoît (1894 – 1990) viveu em Lisboa e foi professora, pedagoga, compositora, conferencista, crítica musical e cronista.
Tinha um papel activo na imprensa portuguesa e escrevia sobre orquestras e ópera, música contemporânea, ensino da música e democratização de acesso à cultura em Portugal.
Mariana Calado fez a licenciatura em Ciências Musicais, na FCSH-UNL, onde também realizou o mestrado na área de especialização em Musicologia Histórica com a dissertação Francine Benoît e a cultura musical em Portugal: estudo das críticas e crónicas publicadas entre 1920’s e 1950, defendida em Janeiro de 2011. Interessa-se por aspectos da vida musical em Portugal, por estudos de recepção musical e de crítica e pela obra de Francine Benoît.