POESIA NO MUSEU

Quando:
11 Março, 2015@19:00_20:00
2015-03-11T19:00:00-01:00
2015-03-11T20:00:00-01:00
Onde:
Museu da Música
Rua João de Freitas Branco
1500 Lisboa
Portugal

Uma conferência sobre a poesia de FRANCIS PONGE conduzida por João Figueiredo

Leitura de poemas por Sebastião Belfort Cerqueira

No dia 11 de Março, pelas 19h, haverá nova sessão de poesia, desta vez sobre o poeta francês Francis Ponge. Será conduzida pelo professor João Figueiredo.

Sinopse da Sessão:

Um sortido de poemas: a ostra, o camarão… Uma é obstinada, o outro, circunspecto. O que os faz ser assim? Atribuir um temperamento aos objectos banais torna-os mais palatáveis? Em que consiste, afinal, o carácter preciso, exacto, das descrições pongianas? Venha refrescar o seu francês e criar apetite para o jantar.

JOÃO FIGUEIREDO é Director do curso em Teoria da Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Estudou na Universidade de Lisboa (L, 1995; M, 2000; D, 2006), de cujo Departamento de Literaturas Românicas também é membro. Os seus interesses incluem estética, história da arte, estudos italianos e a literatura do Renascimento. É o autor de A Autocomplacência da Mimese (2003) e de vários ensaios sobre Camões. Está neste momento a preparar uma edição comentada de Os Lusíadas e a escrever um ensaio longo sobre Guido Reni.

 

A sessão seguinte, a 25 de Março, terá como anfitrião Pedro Mexia e tem como título Baixa Fidelidade: vozes americanas em Bill Callahan, David Berman, John Darnielle, Will Oldham, Damien Jurado e Jason Molina.

O ciclo Poesia no Museu vai já no seu terceiro ano e consiste num conjunto de conferências ilustradas com leitura de poemas ou música, sobre assuntos relacionados com poesia. Este ano contaremos com sete conferencistas, entre os quais Miguel Tamen, Pedro Mexia e António Feijó. As sessões, apresentadas por Sebastião Belfort Cerqueira, duram aproximadamente 60 minutos, são sempre às Quartas e sempre de entrada livre.