Palestra – História de Vida – História dos Lugares

Quando:
27 Outubro, 2017@18:00_20:00
2017-10-27T18:00:00+00:00
2017-10-27T20:00:00+00:00
Onde:
Fórum Grandela
Estr. de Benfica 419
1500-409 Lisboa
Portugal
Custo:
Grátis
Contacto:
Palestra - História de Vida - História dos Lugares @ Fórum Grandela | Lisboa | Lisboa | Portugal

“Assinalando o encerramento da exposição Memória de São Domingos de Benfica, promovida pela Junta de Freguesia de S. Domingos de Benfica e desenvolvida pelo Instituto de História Contemporânea (NOVA-FCSH), temos o prazer de anunciar, como nossa convidada, a investigadora  Rosali Henriques (Doutora em Memória Social) para nos testemunhar a sua experiência, enquanto fundadora do Museu da Pessoa (Brasil), relacionando a importância do registo de histórias de vida e a memória dos lugares”.

A  palestra irá realizar-se no Forum Grandela, no dia 27 pelas 18h

O Museu da Pessoa, fundado em 1991, em São Paulo, constitui uma rede de histórias de vida com o objectivo de conhecer a história do Brasil, em múltiplas dimensões, através das narrativas de vida dos seus protagonistas.

Considerando a história oral e o método biográfico enquanto metodologias centrais na construção do conhecimento histórico sobre os lugares, Rosali Henriques propõe-se reflectir acerca das suas potencialidades tendo em conta o universo de histórias de vida registados pelo Museu da Pessoa.

Nota biográfica  de Rosali Henriques:

Licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Arquivologia pela Universidade de São Paulo e em Ensino de Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Portugal e doutora em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, na linha de pesquisa Memória e Património. Trabalhou durante 16 anos no Museu da Pessoa, como pesquisadora, coordenadora de acervo e museóloga. Desenvolve ainda a sua atividade na área de História Oral e Museologia como consultora de projetos. Presentemente reside em Lisboa, estando integrada  num projeto de pesquisa no CES da Universidade de Coimbra.

Posted in: