
UNIDOS PELA ARTE
Costumamos dizer, que as áreas do pensamento mais importantes são a Filosofia e a Arte. Integram ambas o saber, o conhecimento, a emoção, as ideias, a verdade. São a vanguarda para a (re)construção do mundo.
E a vanguarda constrói-se, a cada momento, não apenas pela repetição de resultados positivos, mas antes pela sua consolidação, investindo continuamente nos processos que a eles levaram.
Consolidamos a MONSTRA em Lisboa. Em 2016 estamos em 32 salas, 61 escolas, 12 universidades. Vamos levar a MONSTRA e a MONSTRINHA a 10 cidades de Portugal e a mais duas dezenas nos cinco continentes. De Timor a Brasília, de Arras a Buenos Aires, de Berlim a São Paulo, de Maputo a Viena. Realizámos a quinta edição da MONSTRA em França. De 300 espectadores em 2002, ultrapassámos os 5.500 em 2015.
Reunimos e mostramos a todos, em cada ano algumas das mais importantes obras de arte produzidas na história. Apesar de o cinema de animação ter apenas 123 anos, é de vanguarda que falamos quando virmos nos ecrãs da MONSTRA 2016 os 605 filmes que escolhemos para esta edição.
Duzentos e trinta e oito estão em competição de Longas, Curtas, Estudantes, Curtíssimas, Prémio Vasco Granja e MONSTRINHA. E destes, cerca de 200 são estreias mundiais, europeias ou nacionais.
É uma edição marcada pelo numero 25 – tal como a quantidade de imagens que é debitada por segundo, pelos sistemas digitais, para criar a ilusão do movimento.
Fazem exatamente 25 anos de independência a Croácia, a Eslovénia e a Macedónia, três dos sete jovens países que formaram, até há vinte e cinco anos, um único país, a Jugoslávia.
Tal como estes também a Servia, Kosovo, Montenegro e Bosnia e Herzegovina, herdaram da escola de Zagreb, o “savoir faire” que resta e impele, ainda hoje, as novas gerações de realizadores dos novos países. Nesta viagem à animação da ex-Jugoslávia vamos recordar antigas obras de arte desta famosa escola, a par do que de melhor se faz hoje nas jovens nações livres e independentes através de 165 filmes escolhidos criteriosamente.
Vinte cinco é também a idade de duas das mais importantes produtoras de animação portuguesas. Nesta edição vamos visitar e comemorar, através de filmes, exposições e um concerto a história dos Animais e da Animanostra.
25 é também o numero de troféus da MONSTRA 2016.
Mas a MONSTRA é feita também de exposições, sete no total. 20 Workshops e Master classes de grandes mestres mundiais na arte da animação, musica e interatividade
A MONSTINHA mantém o seu dialogo anual com alunos, professores e famílias em encontros com filmes, oficinas e sessões comentadas. Este ano também com sessões continuas para bebés.
Com a bicicleta a ganhar terreno na cidade surge o primeiro BIKE IN, onde para ver animação sobre e com bicicletas animadas, só entra quem estiver de bicicleta e …animado.
E muito, muito mais…
Quando há cerca de três anos iniciamos o processo de concretização da retrospetiva dos países que constituíram a ex-Jugoslávia, muitas questões se levantaram. A principal, como colocar num mesmo chapéu países que já estiveram unidos sob a mesma bandeira, mas hoje, e por processos nem sempre pacíficos, criaram a sua independência?
A resposta|solução veio da pratica que fomos encontrando. Apesar de algumas mágoas e fricções, estas ficaram-se pelas questões politicas. A arte continua a ser o elo de ligação forte entre os seres humanos, independentemente das ideias de cada um.
E aqui estamos, com um vasto e equilibrado programa conseguido com apoio de todos os países, autores e curadores.
É bom fazer parte de uma comunidade, de um mundo que se une…pela Arte.
Fernando Galrito
(Diretor Artístico da MONSTRA)