Museu da Música
Rua João de Freitas Branco, 1500-359 Lisboa
Portugal

O Ciclo «Conversa ao Correr das Músicas» da Associação Mural Sonoro, em parceria com o Museu da Música, regressa em 2015 com um novo convidado, Fred Martins, músico e compositor brasileiro. Entrada 7,50.
Fred Martins nasceu no Rio de Janeiro, mas vive hoje em Santiago de Compostela. O seu trabalho foi grandemente influenciado pela música popular brasileira, o samba e a bossa nova. Transcreveu, para os conhecidos Songbooks de Almir Chediak, partituras de compositores como Chico Buarque, Noel Rosa, Tom Jobim, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Compôs para nomes como Renato Braz, Ney Matogrosso, Maria Rita e Zélia Duncan e prepara-se para lançar o seu primeiro álbum a solo gravado na Europa, que reflecte os seus 20 anos de carreira e que apresentará ao longo desta conversa.
SOBRE FRED MARTINS:
“Fred Martins é um compositor original, que toca um universo muito particular, interessante e poético. Como intérprete, é sempre bom ouvir a sua música. Gravei duas das suas canções: Novamente e Tempo Afora”. (Ney Matogrosso)
“Fred Martins é um compositor de primeira e não é demais dizer que é um dos melhores da atualidade”. (João Pimentel, in Jornal “O Globo”)
A mediação da conversa musicada estará como habitualmente a cargo da investigadora Soraia Simões. Mais uma vez, além das canções interpretadas, falar-se-á, atravessando o percurso do convidado, dos temas, versões e noções musicais que se escondem por trás de alguma da obra musical.
Com organização do projeto Mural Sonoro da autoria da investigadora Soraia Simões, em colaboração com o Museu da Música e a Associação dos Amigos do Museu da Música, “Conversa ao Correr das Músicas” é um ciclo de eventos em que se procura misturar a música e o discurso oral.
Este ciclo assentará em conversas com apontamentos musicais, concentrando-se no percurso de um músico, autor, compositor e intérprete, no seu repertório, técnicas de execução e experiência musical. Soraia Simões apresentará um músico/autor, que tocará e estará simultaneamente à conversa sobre o seu trabalho.
Lotação limitada. Reservas através do número fixo (217 710 990) do Museu da Música