Em São Domingos de Benfica o Desperdício é Zero!

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, em colaboração com o Movimento Zero Desperdício, um projecto da dariacordar | Associação Contra o Desperdício, e com algumas instituições e estabelecimentos de restauração da Freguesia de São Domingos de Benfica, iniciou em novembro de 2015 o programa de recolha e distribuição diário das refeições, produzidas e não consumidas, doadas por estas instituições, por alguns dos agregados familiares mais carenciados da Freguesia.

Cerca de 360 mil portugueses passam fome. Enquanto isso, estima-se que todos os dias 50 mil refeições são desperdiçadas de norte a sul do país. O movimento Zero Desperdício está a aproveitar os bens alimentares que antes acabavam no lixo – comida que nunca saiu da cozinha, comida cujo prazo de validade se aproxima do fim, ou comida que não foi exposta nem esteve em contacto com o público – fazendo-os chegar a pessoas que dela necessitam. Ao entrar num estabelecimento com o selo Zero Desperdício, tem a certeza de que todas essas refeições são aproveitadas e encaminhadas para a mesa de alguém. Uma iniciativa em que os estabelecimentos e os seus clientes participam sem gastarem um cêntimo.

Um programa ao qual a JFSDB prontamente aderiu e que tem como principal missão unir esforços para ajudar quem mais precisa e acabar com o desperdício!

Lista de Restaurantes/Entidades aderentes:

Pastelaria Colmeia

Restaurante | Pastelaria Celeiro do Calhariz