Concurso de Ideias | Jardim das Cores

O Largo Manuel Emídio da Silva, meia laranja de passeios largos e convidativos, que pedem solarengas esplanadas para fazer frente à restante azáfama da vida citadina, é um local que outrora foi um fervilhante ponto nevrálgico da Estrada de Benfica e porta principal do Jardim Zoológico de Lisboa e que foi aos poucos sendo abandonado pela população e pelo comércio.

Deste modo, a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica propõe-se transformar este icónico Largo num novo jardim, o “Jardim das Cores” com o qual pretendemos brindar os nossos fregueses e os lisboetas em geral.

Este denominado “Jardim das Cores”, terá como função revitalizar não só o Largo como todo o comércio envolvente, proporcionando um agradável espaço de lazer e convidando o Jardim Zoológico a manter aberta a antiga porta original defronte a este após a conclusão das obras decorrentes na Praça Marechal Humberto Delgado (Sete-Rios).

Este projeto divide-se em duas fases: uma primeira, em que é lançado um concurso de ideias para a arquitetura do jardim, mobiliário urbano, e envolvente de contexto artístico e uma segunda fase, a de execução.

O concurso terá como tema “As Cores”, desejando-se que pela vida que traduzem invistam também o espaço de uma nova vida, animando espíritos e libertando a mente.

Integrado no projeto “Caminhos de São Domingos”, mais concretamente no caminho “verde”, que ligará a Praça Marechal Humberto Delgado ao Palácio dos Marqueses de Fronteira e ao Parque Urbano do Calhau, é uma peça estruturante neste eixo que pretendemos desenvolver, e que vemos já tão calcorreado pelos turistas que nos agraciam diariamente com a sua visita.

Consulte aqui o Regulamento do Concurso