Comemorações dos 800 anos da língua Portuguesa

A língua que falamos não é apenas comunicação. É muito mais. É uma forma de sentir e de lembrar; um registo, arca de muitas memórias; um modo de pensar, uma maneira de ser – e de dizer. É espaço de cultura, mar de muitas culturas, um traço de união, uma ligação. É passado e é futuro; é História.

Na era da globalização, falar Português, uma das grandes línguas globais do planeta, que partilha e põe em comum culturas da Europa, das Américas, de África e da Ásia e Oceânia, com centenas de milhões de falantes em todos os continentes, é um imenso património e um poderoso veículo de união e progresso.

No passado dia 27 de junho o Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, acolheu as celebrações dos 800 anos da língua portuguesa, com um dia inteiro dedicado à cultura, à leitura, à dança, à música e, sobretudo, à partilha de experiências, numa organização da EGEAC.

De referir que o mais antigo documento oficial conhecido em língua portuguesa data de 27 de junho de 1214. Trata-se de um documento régio – o testamento do terceiro rei de Portugal, Dom Afonso II – arquivado na Torre do Tombo.

O ponto alto destas comemorações destacou-se pelo lançamento, pelas 13h, na Rosa dos Ventos, de 800 balões por 800 crianças, das quais 66 da CAF da Escola António Nobre, com mensagens e desenhos de artistas plásticos dos oito países da CPLP. Este foi um momento emblemático que simbolizou a expansão da língua portuguesa pelo mundo ao longo de oito séculos.

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, atento o interesse cultural, pedagógico e educativo que esta iniciativa encerrava para a nossa comunidade escolar, associou-se à mesma através da disponibilização de 2 autocarros para o transporte das nossas crianças contribuindo assim para o sucesso destas comemorações que se vieram a revelar gratificantes e muito divertidas.