Numa iniciativa da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, que contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas das Laranjeiras e do Externato Carolina Michaelis, o Dia Mundial da Árvore foi assinalado a 20 de março na Quinta da Alfarrobeira, futura sede da Junta de Freguesia.
As atividades centraram-se nas crianças do 1.º Ciclo das Escolas António Nobre, Frei Luís de Sousa, Laranjeiras e Externato Carolina Michaelis e decorreram com a plantação de Alfarrobeiras nos jardins da Quinta bem como numa visita ao interior do Palácio e aos seus jardins.
Embora a Alfarroba seja predominante a sul do Tejo, no século XVIII toda esta ampla zona de São Domingos de Benfica seria rica em alfarrobeiras, razão pela qual a Quinta ganhou a designação de “ Alfarrobeira”.
Nos dias de hoje, e não obstante as alfarrobeiras já não fazerem parte da sua paisagem, porventura a sua conhecida qualidade na resistência ao clima estival e à seca terá permitido manter a sua denominação até aos nossos dias, constituindo um dos topónimos mais antigos de São Domingos de Benfica.
Os objetivos desta iniciativa, que contou com a presença do Presidente da JFSDB, António Cardoso, e da Vogal do Pelouro da Educação, Cristina Valério, e com a colaboração do Pelouro do Espaço Público, visaram sensibilizar os alunos para a preservação e proteção do meio ambiente, incutindo hábitos de comportamento e prevenção, promovendo a relação das crianças com a natureza, incentivando-as também ao convívio e troca de experiências.