Centro de Recursos para o Investimento e Empreendedorismo abriu ontem e promete “desviar” empreendedores do centro para a zona norte de Lisboa
Transformar o Mercado de São Domingos de Benfica no Mercado da Inovação, dotando o espaço de condições para receber projetos de empreendedorismo, potenciando as suas valências enquanto ponto de venda tradicional, mas acrescentando valor no âmbito da produção e venda foi a grande mensagem deixada ontem, na Quinta da Alfarrobeira, por Pedro Costa (vogal da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica) e Duarte Cordeiro (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa) na inauguração do CRIE – Centro de Recursos para o Investimento e Empreendedorismo.
“Não queremos abandonar os empreendedores, queremos estar com eles porque tiveram a coragem de se lançar no mercado, na atual conjuntura, desde a conceção da sua ideia até à sua internacionalização”, referiu Pedro Costa na apresentação que fez do CRIE que disponibilizará espaços de trabalho, mas também pontos de produção e venda no Mercado da Inovação.
Duarte Cordeiro enfatizou a importância que esta estrutura terá no contexto de uma Lisboa Empreendedora já que “no centro da cidade não existe um espaço que permita a produção dos produtos pensados pelos empreendedores (…) queremos que São Domingos de Benfica seja esse espaço e temos já cinco pessoas interessadas em vir para cá. Aqui darão forma a produtos tão diversos como sabonetes, bolachas ou objetos de madeira feitos a partir de impressões em 3D”.
Proximamente, a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica estenderá este seu projeto às Indústrias Criativas promovendo o CRIA – Centro de Recursos para a Inovação e Artes que visa, igualmente, dar uma dimensão prática e objetiva às profissões relacionadas com a Cultura, disponibilizando pontos de produção e venda no Mercado.
A qualquer dos empreendedores incubados em São Domingos de Benfica será dada a oportunidade de testarem os seus produtos em zonas centrais de Lisboa, não só em lojas Pop Up, mas em quiosques que estarão disponíveis pelo período de três meses, como assegurou Duarte Cordeiro.
No evento, integrado na 5ª Semana do Empreendedorismo da de Lisboa, participaram seis dos doze empreendedores que são acompanhados pelo CRIE que fizeram um pitch sobre as suas ideias e objetivos que vão desde a resolução de problemas práticos do dia-a-dia (RESOLVE) até à promoção da leitura (CLUBE DAS LETRAS), passando pelo Branding Entertainment com a BILBEX.COM que está já constituída como empresa e a operar no mercado.