A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica e a Câmara Municipal de Lisboa uniram esforços, com um conjunto alargado de entidades, para a criação e dinamização do Centro de Cidadania Digital de Lisboa em São Domingos de Benfica, que foi inaugurado no passado dia 21 de outubro, na Quinta da Alfarrobeira, sede de Junta de Freguesia.
O Centro de Cidadania Digital, é um espaço aberto aos cidadãos, equipado com as mais recentes tecnologias de informação e comunicação, e todos os materiais necessários à promoção da cidadania ativa, inclusão digital e participação através do uso das tecnologias e fica situado na Quinta da Alfarrobeira, sede da Junta de Freguesia (Rua António Saúde, N.º 11 a 13).
Este pólo constitui a materialização de uma política de abertura à participação dos cidadãos na vida da cidade, de disponibilização de ferramentas digitais que permitem uma democracia mais próxima e participada por todos, e de dinamização de Lisboa como uma cidade inteligente e humana.
Neste local os cidadãos conhecerão e terão acesso às principais ferramentas digitais para a cidadania e participação, tais como: as aplicações “Na Minha Rua”, “O Meu Bairro”, “Lisboa Participa”, “Lisboa Interativa”, e muitas outras que serão a parte principal de um verdadeiro laboratório vivo, em que novas e inovadoras soluções digitais serão desenvolvidas e testadas de forma participativa e colaborativa.
Na ocasião foi realizada uma primeira ação com os primeiros cidadãos utilizadores do centro que será desenvolvida pela equipa de dinamização e formação.
No evento de inauguração estiveram presentes o vereador com o Pelouro dos Sistemas de Informação do Município, Jorge Máximo, o presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso, o vogal da JFSDB, Paulo Silva e representantes das principais entidades envolvidas na criação e disponibilização de serviços e tecnologias digitais aos cidadãos.