Animais de companhia na saúde dos mais velhos

Animais de companhia na saúde dos mais velhos foi o tema da rubrica “Diga Doutor“ do programa “Agora nós” da RTP que foi conhecer a importância dos animais de companhia na saúde dos idosos. Como os nossos amigos de estimação podem aumentar a qualidade de vida física e psicológica dos seus donos. Para a conversa, o Dr. João Ramos convidou o geriatra Professor Doutor João Gorjão Clara. A peça foi gravada nos Jardins da Quinta da Alfarrobeira, sede da Junta de Freguesia, e juntou dois fregueses e os seus amigos de quatro patas.

Segundo o professor João Gorjão Clara, os Idosos com animais de companhia têm mais anos de vida. Estão provados os benefícios físicos e psicológicos que os donos ganham dos seus bichinhos de estimação. Em termos gerais, um animal de companhia combate o isolamento, a solidão, e promove a atividade física. No caso concreto de um cão, o melhor amigo do homem necessita de ir diariamente à rua, e mais do que uma vez.

Passeios, pequenos ou longos, são sempre queima de calorias. Depois, há também a parte da socialização com os donos de outros animais. Ou seja, um animal de companhia aumenta o número de amigos e conhecidos. Em termos de doenças, ansiedade, stress e depressão diminuem quando se tem um animal de estimação. As doenças cardiovasculares são também menos frequentes nos donos de animais. Por outro lado, há que ter em atenção a escolha de um animal de companhia. É uma decisão, uma escolha que deve ser muito bem pensada. Isto porque um animal de companhia pode criar problemas e encargos com a alimentação e a saúde. Além disso, um animal pode provocar quedas ou transmitir doenças

Posted in: