Alameda Manuel Ricardo Espírito Santo, Uma Praça em cada Bairro

Foi no passado dia 1 de junho, na Quinta da Alfarrobeira, que decorreu o encontro do programa uma Praça em cada Bairro, e que contou com a presença de António Cardoso, Presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, de João Dias e Paulo Silva, Vogais da JFSDB, do arquiteto Pedro Dinis da CML e ainda com José Adrião, arquiteto convidado e muitos fregueses que se juntaram à apresentação que foi realizada.

Coube a Pedro Dinis a apresentação do programa “Uma praça em cada bairro” assim como o estudo proposto para a Alameda Manuel Ricardo Espírito Santo, em frente à pastelaria Califa, o qual integrou já os resultados da participação pública e a proposta resultante de todo o processo de desenvolvimento técnico do projecto.

A intervenção na Alameda Manuel Ricardo Espirito compreende a zona entre o Fonte Nova, o Califa e a zona comercial e de serviços contígua. Após a análise do espaço pela equipa do planeamento urbano e pela sondagem à população residente, o projeto prevê a redução do trânsito automóvel, o aumento da área pedonal e ciclável, a melhoria da iluminação pública e a concretização do plano de acessibilidade pedonal no espaço público.

Estão também em estudo as ligações pedonais entre o Palácio do Beau Séjour, a Escola Superior de Comunicação Social, o antigo Quartel da Quinta da Alfarrobeira e a ligação ao parque de Monsanto.

Pretende-se estender esta intervenção à totalidade da Estrada de Benfica entre Sete Rios e o Fonte Nova, transformando este eixo numa zona 30, canalizando o trânsito rápido para a Rua Conde Almoster até à Av. General Correia Barreto.

A proposta de intervenção foi desenvolvida pelo arquiteto José Adrião e a sua equipa cuja estratégia foi por ele apresentada:

– Criação de relação de zonas pedonais entre os vários equipamentos.

– Tirar o máximo partido da cobertura arbórea das tipuanas junto ao Fonte Nova e organizar o estacionamento e os acessos ao local numa só zona.

– Ampliar e unificar os passeios.
– Criação de uma solução viária em rotunda junto ao Califa.

– Criação de um equipamento desportivo informal e de lazer para os jovens na zona semicoberta sob o viaduto da 2ª circular, que irá trazer população jovem à praça e que se tornará mais vivida sobretudo à noite.