Foi a 14 de julho de 1987 que teve início a longa história do Centro Social e Paroquial de São Domingos de Benfica como Instituição Particular de Solidariedade Social.
A Paróquia de São Domingos de Benfica tendo uma população muito idosa na sua área territorial, cedo sentiu a necessidade de criar apoios específicos para a Terceira Idade, principalmente para os idosos mais carenciados e desprotegidos através de um acompanhamento personalizado e contínuo, tendo como pilar o espírito da solidariedade social e que eram alvo de grande preocupação por parte do saudoso Padre Carlos.
Como resposta, surge assim, em 1990, o Centro de Dia para a Terceira Idade, na Casa de Nª Sra. do Rosário, situada no beco da Botica, que apoia atualmente 70 utentes no Centro de Dia e 75 utentes no Apoio Domiciliário. Prestam igualmente um apoio complementar ao apoio domiciliário tipificado, denominado de Centro Ocupacional Protegido Para Idosos (COPPI).
Trinta anos depois, a 14 de julho de 2017, celebrou-se, e homenagearam-se as pessoas que marcaram e marcam a vida da Instituição, prosseguindo o valoroso trabalho, assente sobre os valores da afetividade e da solidariedade social, sempre numa perspetiva de melhoria contínua do serviço prestado aos utentes.
O Presidente da JFSDB, António Cardoso, realizou uma visita às instalações, na qual marcaram presença os órgãos sociais de CSPSDB e o Bispo-auxiliar de Lisboa, Dom Nuno Brás da Silva Martins finda a qual decorreu um lanche comemorativo, repleto de sorrisos e conversas onde se recordaram pessoas e histórias.
Um agradecimento especial à Direção do CSPSDB, por estes trinta anos de vida ao serviço da comunidade.