25 de Abril

25 de Abril

No âmbito das comemorações dos 40 anos do 25 de abril, a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica encontra-se a dinamizar ações com escolas da Freguesia, dando a conhecer às crianças protagonistas da nossa História que abordem na primeira pessoa esse momento tão importante da nossa contemporaneidade.A Escola Básica 2.3 Delfim Santos aderiu a esta proposta e a iniciativa realizou-se na manhã do dia 28 de abril, com turmas do 6º ano. O Capitão de Abril, protagonista da nossa iniciativa, Comandante Henrique de Mendonça, Membro da Associação Conquistas da Revolução, partilhou connosco as suas experiências e iniciou a sua intervenção numa homenagem a Salgueiro Maia, utilizando as suas palavras. “Existem três estados: o dos comunistas, o dos capitalistas e ao estado a que nós chegamos. E foi para combater esse estado que dos poucos militares que éramos, nos fizemos muitos e mudamos o nosso país. Não foi fácil, demorou muito tempo e nada é garantido e definitivo. Por isso estamos aqui, para que a memória não desapareça”, referiu.

Foram diversos os momentos históricos abordados e gratificante a atenção e o interesse destes alunos nas muitas questões colocadas aos presentes. Alunos motivados que tanto falaram de Grândola Vila Morena, da importância de uma canção como senha, da Guiné, país de um dos alunos ou de como eram torturados os opositores ao regime.

A iniciativa contou ainda com a presença da Vogal da Educação da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, Cristina Valério, de Pedro Franco, Membro da Assembleia de Freguesia e do Capitão de Abril Albano Ginja, participantes ativos numa conversa/debate, excelentemente moderada por Pedro Loja, Professor de História da escola, ele próprio um protagonista deste período da nossa História contemporânea.